As provas da 2ª fase do Vestibular 2026 da UFPR serão aplicadas no domingo, 30 de novmebro, e segunda, 1º de dezembro. Em ambos os dias, a avaliação terá início às 14h. Portões serão abertos às 12h40 e fechados às 13h30.
No domingo (30), os participantes terão 4h30 para fazer a prova de compreensão e produção de textos com três questões discursivas. Já na segunda (1), o exame contará com as provas específicas, variando de uma a duas matérias para cada curso conforme tabela do edital.
Será obrigatório levar documento original com foto para procedimento de identificação, bem como, caneta esferográfica transparente de tinta preta e escrita grossa (mínimo 0.7 mmm).
A instituição afirmou que estuda realizar o vestibular em fase única a partir de 2026. Para o reitor Marcos Sunye, a medida busca reduzir a abstenção e simplificar o processo para os candidatos.
Na atual edição são ofertadas 5.313 vagas em 143 cursos de graduação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). As formações são ministradas em unidades em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
Confira: Confira 5 dicas para segunda fase dos vestibulares, segundo especialista
Provas do Vestibular 2026 da UFPR
O Vestibular 2026 da UFPR é formado por duas fases:
-
1ª fase – 5 de outubro: 90 questões objetivas de conhecimentos gerais.
-
2ª fase: – 30 de novembro e 1º de dezembro: Prova de produção e compreensão de texto (1º dia) e Provas específicas por curso (2º dia)
As provas acontecem em cidades como Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo.
Estude por meio das provas anteriores dos vestibulares da UFPR.
Treine sua redação e receba a correção de forma gratuita com o Corrige Aqui.

Crédito: Divulgação / UFPR.
Datas do Vestibular 2026 da UFPR
Veja abaixo as principais datas do Vestibular 2026 da UFPR:
Fique por dentro do cronograma dos principais vestibulares do país.
Vagas do Vestibular 2026 da UFPR
A UFPR conta com 5.313 vagas em 143 opções de cursos de graduação no Vestibular 2026.
Do total de vagas oferecidas, 50% destinam-se a cotistas. Entre os grupos de candidatos atendidos pelo sistema de ação afirmativa, estão: pretos, pardos, indígenas, quilombolas e Pessoas com Deficiência (PcD).
Na última edição do vestibular, Medicina, em Curitiba, foi a carreira mais procurada, com 64,1 candidatos por vaga (c/v).
Para mais informações, acesse o site do Vestibular da UFPR.