Você está visualizando atualmente 5 dicas para aproveitar as férias em ano de vestibular

5 dicas para aproveitar as férias em ano de vestibular

  • Categoria do post:Vestibulares


Encontrar pessoas queridas e praticar hobbies. Estas são duas dicas do que fazer nos últimos momentos de férias de julho em ano de vestibular. O período de descanso das escolas e cursinhos deve encerrar no final desta semana.

Mas, as férias são sinônimo só de descanso e diversão, ou dá para estudar um pouco também? Especialistas em educação recomendam dar prioridade aos momentos de relaxamento, uma vez que, a partir da semana que vem, a dedicação aos estudos para o vestibular e Enem 2023 deve ser intensa. 

Para o educador Paulo Jubilut, da plataforma Aprova Total, o segredo para ter as melhores férias em ano de vestibular é fazer pausas inteligentes e aproveitar o momento para se cuidar e recuperar as energias.

“Durante as férias de julho, em ano de vestibular, a sensação de cansaço é normal; já o esgotamento e a ansiedade pedem atenção. Com a aproximação de provas importantes, como o Enem, o aluno precisa olhar com carinho para o psicológico. Por isso, a recomendação são atividades que relaxem e reponham as energias”, indica o profissional.

Sendo assim, o conselho para os vestibulandos é fazer atividades que cuidem da mente, ajudem a recuperar as energias e melhorem o raciocínio, para, assim, voltar com mais fôlego para os estudos.

5 dicas para aproveitar as férias em ano de vestibular

1) Visite pessoas queridas

As férias possibilitam que o vestibulando tenha tempo livre para visitar pessoas queridas, como família e amigos. A ideia, então, conforme Paulo Jubilut, é passar momentos com eles, como ir ao cinema, fazer reuniões, participar de almoços ou jantares, comemorar aniversários ou simplesmente tomar um café ou fazer um lanche juntos.

“É possível moderar a intensidade dos estudos nas férias e aproveitar de outras maneiras o tempo que (teoricamente) sobra. Manter os laços é fundamental. E buscar apoio nas pessoas próximas pode dar um fôlego a mais”, acredita o profissional.

2) Tenha algum hobby

De acordo com o educador Paulo Jubilut, praticar hobbies pode até ajudar nos estudos, uma vez que faz bem à saúde, tanto física quanto mental. “Inclusive, não se trata apenas de eleger coisas que gosta de fazer, mas de investir no desenvolvimento de habilidades”, comenta.

Veja abaixo ideias de hobbies para as férias em ano de vestibular:

  • Ler

  • Jogar videogames

  • Tocar instrumentos

  • Cozinhar

  • Dançar

  • Fotografar

  • Fazer tricô

3) Pratique meditação

Paulo Jubilut destaca que a tensão pré-vestibular é uma realidade. Então, para aliviar a angústia e a ansiedade nesse momento entre um pouco de férias e as provas que se aproximam, ele recomenda praticar a meditação.

“As práticas meditativas são variadas, e podem durar poucos minutos ou horas. Então é necessário avaliar qual delas ajudaria você. O Mindfulness, por exemplo, é uma técnica cujo objetivo é colocar o foco no presente, sem preocupações com o passado ou o futuro. Nesse caso, usa-se muito a meditação guiada, com imagens mentais, sons, cheiros e texturas de situações que contribuam para relaxar”, indica.

4) Faça atividade física 

O especialista em educação lembra que, no dia a dia, geralmente os exercícios ficam em segundo, terceiro, às vezes quarto lugar na lista de prioridades.

“Não fazer atividade física é preocupante, pois um corpo que não se mexe costuma ter mais dores, sinais de estresse e cansaço. Ao se manter mais ativo, muita coisa melhora: a concentração durante as provas, os reflexos e a memória”, afirma.

Pesquisas apontam que, quando o estudante se exercita, ele retém o conhecimento. Os pequisadores aconselham fazer alguma atividade exatamente depois de quatro horas de estudos. Outra ideia é intercalar esses períodos com uma caminhada rápida no quarteirão. 

5) Aprimore o repertório cultural 

O educador comenta que uma ótima maneira de aprender e se divertir ao mesmo tempo, nas férias em ano de vestibular, é assistir a filmes, séries e documentários

“É comum o aluno ter uma lista salva no celular de filmes que gostaria de assistir, mas não consegue cumpri-la por falta de tempo. A hora é agora!”, diz.

Uma dica, de acordo com o profissional, é buscar obras cinematográficas inspiradas nas listas de livros obrigatórios dos vestibulares, ou com temas próximos.

Leia também:

Filme Barbie: veja temas que podem cair em provas de vestibulares e Enem

Filme Oppenheimer e a invenção da bomba atômica: veja o que estudar sobre o tema

Férias x estudos

O CEO Paulo Jubilut dá dicas para aproveitar férias em ano de vestibular/ Crédito: divulgação

Especialistas em educação concordam que, se o vestibulando resolver estudar nas férias, deve fazê-lo de forma leve e equilibrada, aproveitando melhor o intervalo.

Um dica de Vanessa Rasquinho, da UNASP, é intercalar os estudos com viagens em um cronograma, por exemplo. Para ela, o excesso, tanto da aprendizagem quanto do descanso, pode ser prejudicial para quem está na luta por uma vaga na universidade.

“A sugestão é que quem vai fazer vestibulares e o Enem 2023 se organize neste período fora da sala de aula para revisar o conteúdo das disciplinas que pouco compreenderam durante este 1º semestre. Além disso, focar em leituras de assuntos atuais e treinar redação facilitam na hora de realizar a prova”, sugere Vanessa.

O educador Paulo Jubilut também indica que, nas férias em ano de vestibular, o aluno aproveite para ficar ligado nos acontecimentos da atualidade, que eventualmente são cobrados em provas de vestibulares e no Enem. 

Uma sugestão para o vestibulando fazer nas férias, segundo o profissional, é anotar no calendário de 2023 as datas históricas que o professor de atualidades provavelmente vai transformar em tema de aula. 

Veja dicas para ficar ligados nas atualidades

  • Assista aos noticiários diários na televisão

  • Acesse sites jornalísticos

  • Ouça podcasts que fazem resumos dos acontecimentos importantes da semana. 

Confira também: 8 dicas para estudar atualidades para o Enem e Vestibulares

Por fim, Paulo Jubilut indica que o estudante avalie sua rotina de estudos. “Se o esforço ainda não trouxe resultados, pode ser só uma questão de tempo, mas talvez a rota precise de alguns ajustes”, acredita. 

Para isso, ele recomenda que o estudante analise alguns pontos: 

=> Como está dividindo seu dia?

=> Está fazendo pausas necessárias entre as tarefas de uma disciplina e outra para respirar e retomar a concentração?

=> Faz resumos, anota as dúvidas e lê as resoluções com atenção?

O educador acredita que, para o aluno encontrar novos caminhos que deem resultado, vale conversar com os colegas que estão vivendo o mesmo momento. 



Fonte