No momento, você está visualizando 5 dicas para o seu teste de conversação no IELTS

5 dicas para o seu teste de conversação no IELTS

  • Categoria do post:Vestibulares


O Speaking do IELTS, a parte de conversação, costuma ser a que os estudantes mais temem na hora de prestar a prova. O IELTS Speaking tem o formato de entrevista presencial entre um examinador treinado e o candidato. Em quinze minutos, você responderá a uma série de perguntas pensadas para avaliar a capacidade de manter uma conversa adequada na língua inglesa.

Entenda o formato da prova de Speaking do IELTS

Para ter uma prova tranquila, sem medo e preocupação, confira nossas cinco dicas a seguir e evite os erros mais comuns:

Tópicos deste artigo

1. Foque na sua experiência

Por mais tentador que seja inventar histórias, o ideal é compartilhar suas experiências pessoais o máximo possível. Alguns candidatos podem achar que é melhor elaborar uma história que pareça mais interessante para o examinador. Embora não haja uma regra oficial contra isso, inventar histórias falsas não aumenta sua pontuação. Afinal, é um teste de conversação e não um teste de personalidade.

Em vez disso, use seus interesses e experiências de vida pessoais para tornar sua conversa o mais natural possível. Isso te permite se concentrar mais na sua pronúncia e entonação em vez de se preocupar em criar uma história.

2. Não se preocupe com a opinião do examinador

Durante a conversa, por mais difícil que seja, tente não analisar a linguagem corporal e as respostas do examinador. Você precisa lembrar que o que está sendo avaliado não tem a ver com as suas opiniões e crenças. A única coisa que eles devem fazer é avaliar seu uso da linguagem e quão bem você demonstra sua Speaking skill.

Também é perfeitamente normal que os examinadores interrompam os candidatos no meio da frase para fazer perguntas adicionais e levar a conversa ainda mais longe. Então, não se preocupe muito com a opinião do examinador sobre você. Tudo o que você precisa focar é em si mesmo e na fluidez da conversa.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Outra coisa: só porque você tem visões diferentes do seu examinador não significa que a conversa seja menos interessante. A maioria dos alunos acredita que o caminho para melhores notas é concordar constantemente com tudo e qualquer coisa que o examinador diz. Pelo contrário, esse não é o caso.

3. Não ensaie demais

Tentar memorizar respostas perfeitamente elaboradas não é a melhor estratégia para passar no teste IELTS Speaking. Só vai parecer que você decorou um roteiro.

Os examinadores são altamente treinados para identificar respostas memorizadas, o que nunca é um bom sinal. Respostas com roteiro não são uma medida precisa da sua capacidade de se comunicar em inglês – e o resultado pode ser uma pontuação menor.

Em vez disso, use o que você já sabe e não tenha medo de ser coloquial. O teste IELTS Speaking é provavelmente o único exame em que você pode se dar ao luxo de ser mais casual e despreocupado, então aproveite!

4. Use a sua ansiedade ao seu favor

Essa dica vem diretamente do site IDP IELTS: o seu nervosismo em relação à prova pode garantir melhores notas se você souber usá-lo de maneira eficaz.

Ter um bloqueio mental ou ficar paralizado sem saber o que responder é completamente normal nesse tipo de situação. Por que não tirar vantagem disso? Em vez de ficar em silêncio ou usar muitas palavras de preenchimento, faça uma pausa e considere usar frases nativas como: “I’m so sorry, my mind just went blank” ou “I’m not really sure, but if I had to say…”.

Essas frases simples podem demonstrar sua flexibilidade e uso de outros recursos eficientes de linguagem, sem contar que te dão mais alguns segundos para pensar.

5. Não se preocupe com seu sotaque

Os examinadores do IELTS Speaking não penalizam os estudantes por causa do sotaque. Por isso, não tente fingir um. Os candidatos não serão avaliados por sua capacidade de executar com sucesso um sotaque único.

Tudo o que você precisa fazer é se concentrar nos componentes que realmente serão analisados, como fluência, gramática e pronúncia.


5 dicas para o teste de conversação IELTS

Clique para ampliar


 

Leia também: Como conseguir uma boa nota no IELTS



Fonte