“De acordo com as pesquisas dos sociólogos Adorno e Horkheimer sobre Indústria Cultural, as mídias digitais possuem uma grande capacidade de atuar como formadoras e moldadoras de opinião”. Esse é um exemplo de citação na redação do Enem.
As citações na redação do Enem podem ser frases, autores, poetas, filmes, livros, obras de arte, pensamentos, dados divulgados por instituições, etc.
O estudante pode usar uma citação direta, usando aspas, quando é uma fala de algum autor ou personalidade. Já na citação indireta deve ser usado um conectivo para introduzir a ideia a ser apresentada. Alguns exemplos de conectivos são: “de acordo com o escritor”, “segundo o instituto”, “conforme o filme mostra” e “na opinião do autor”.
Tópicos deste artigo
7 exemplos de citação na redação do Enem
Confira a seguir sete exemplos de citação na redação do Enem das edições de 2023 a 2017. Veja também o tema da redação, o autor do texto e o tipo de citação usada:
Enem 2023
=>Tema da redação: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
=>Tipo de citação: dados do IBGE
=>Autora do texto: Maria Antônia de Lima Barra
No entanto, apesar do lapso temporal, tais convenções ainda estão presentes no território nacional, haja vista que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres se dedicaram mais que o dobro de horas semanais, em 2019, em comparação aos homens, às tarefas de cuidado. Nessa linha de raciocínio, atividades desse tipo — que incluem o trabalho com crianças, idosos e pessoas com deficiência, assim como as demandas domésticas — são comumente vistas como uma obrigação feminina, mas, lamentavelmente, recebem um grau inferior de reconhecimento e de importância
Enem 2022
=>Tema da redação: Os desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais do Brasil
=> Tipo de citação: livro da escritora Cecília Meireles
=>Autora do texto: Ana Carolina Angelim
Notadamente, a invisibilidade de comunidades históricas compromete o desenvolvimento de senso crítico frente à importância dessas organizações sociais para a construção identitária do país, cenário que comprova o pensamento da escritora brasileira Cecília Meireles, em sua obra “Crônicas da Educação”, na qual consigna: a educação é fundamental para a orientação individual, ou seja, para a criticidade nas inúmeras situações da vida social.
Enem 2021
=>Tema da redação: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
=>Autora do texto: Giovana da Silva Gamba Dias
Em sua obra “Os Retirantes”, o artista expressionista Cândido Portinari faz uma denúncia à condição de desigualdade compartilhada por milhões de brasileiros, os quais, vulneráveis socioeconomicamente, são invisibilizados enquanto cidadãos. A crítica de Portinari continua válida nos dias atuais, mesmo décadas após a pintura ter sido feita, como se pode notar a partir do alto índice de brasileiros que não possuem registro civil de nascimento, fator que os invisibiliza. Com base nesse viés, é fundamental discutir a principal razão para a posse do documento promover a cidadania, bem como o principal entrave que impede que tantas pessoas não se registrem.
Enem 2020
=>Tema da redação: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
=>Autora: Maria Antônia de Lima Barra
O filme “Bastardos inglórios”, ao contextualizar cenas em meados do século XX, retrata o caráter elitista das exibições de cinema, uma vez que eram feitas em espaços de socialização das classes ricas da época. Na contemporaneidade, embora seja mais amplo, ainda há entraves a serem superados quanto à democratização do acesso às salas cinematográficas (e seus conteúdos) no Brasil
Enem 2019
=>Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
=>Autora: Julia Paula Celem
De acordo com as pesquisas dos sociólogos Adorno e Horkheimer sobre Indústria Cultural, as mídias digitais possuem uma grande capacidade de atuar como formadoras e moldadoras de opinião. Assim, com o aumento abrupto do uso das redes virtuais, diversas organizações usufruem desse poder em prol de atingir sua causa com a imposição
de informações selecionadas as quais limitam a escolha do usuário.
Enem 2018
=>Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
=>Autora: Eduarda Judith Dias Jacome Silva
Conforme afirmou Aristóteles, é preciso tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida exata de suas desigualdades. Contudo, a instrução de aristotélica não é vista na prática, uma vez que o mercado de trabalho oferece poucas oportunidades, ainda que o deficiente auditivo tenha concluído o ensino superior.
Enem 2017
=>Tema: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
=>Autor: Autor: Vinícius Oliveira de Lima
Em primeiro plano, é necessário que a sociedade não seja uma reprodução da casa colonial , como disserta Gilberto Freyre em “Casa-grande e Senzala”. O autor ensina que a realidade do Brasil até o século XIX estava compactada no interior da casa-grande , cuja religião oficial era católica , e as demais crenças – sobretudo africanas – eram marginalizadas e se mantiveram vivas porque os negros lhes deram aparência cristã , conhecida hoje por sincretismo religioso.
Citação na redação do Enem
A citação é um mecanismo de linguagem que pode auxiliar o estudante a aumentar a sua nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O participante que deseja citar um autor em sua dissertação deve ficar atento para utilizar o recurso somente se houver necessidade no contexto da produção textual.
Se utilizada no momento certo, a citação demonstra que o participante tem conhecimento sobre o assunto proposto e está atualizado a respeito do que acontece na sociedade. No entanto, citar um autor ou obra fora de contexto mostra despreparo, deixa o texto desconexo e pode tirar pontos.
São várias as possibilidades de extrair citações que possam ser utilizadas nas redações do Enem. Em todas elas é fundamental deixar claro quem é o autor do trecho citado e de que obra/local foi retirado.