No momento, você está visualizando Atualidades Vestibular e Enem – dezembro de 2023

Atualidades Vestibular e Enem – dezembro de 2023

  • Categoria do post:Vestibulares


Questões sobre Atualidades são recorrentes em Vestibulares tradicionais e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de servirem como inspirações para temas de redação. Por esses motivos, vestibulandos devem sempre acompanhar o que acontece no Brasil e no mundo.

O Brasil Escola preparou uma lista com as notícias mais relevantes do mês de dezembro de 2023, tanto em âmbito nacional como internacional. Dentre os assuntos listados, estão as indicações para o Supremo Tribunal Federal (STF) e para a Procuradoria Geral da República (PGR), a multa aplicada à Braskem pelo Estado do Alagoas, o relatório da COP 28 e a inelegibilidade de Trump no estado do Colorado. Veja mais!

Brasil

Privatização da Sabesp

O Governo de São Paulo aprovou, no início deste mês, a privatização da empresa de Saneamento Básico do estado, a SABESP. A desestatização da companhia faz parte do projeto de governo de Tarcísio, que pretende avançar com as privatizações.

Créditos – Rovena Rosa/Agência Brasil

Houve reações da oposição, tanto nas ruas como na câmara legislativa. A votação de aprovação do projeto foi turbulenta e houve protestos, que, inclusive, terminaram com prisões de manifestantes.

Entenda mais sobre saneamento básico

Operação contra Zinho

A Polícia Federal (PF) prendeu Zinho, o acusado de envolvimento com milícia mais procurado do Rio de Janeiro, até então. Ele se entregou na tarde da véspera de Natal, após um cerco realizado pelos agentes.

Havia 12 mandados de prisão em seu nome e ele estava foragido desde 2018. O grupo da PF responsável pela operação foi criado há três meses e chama-se Grupo de Investigações Sensíveis (GISE).

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Alagoas multa Braskem

O Estado de Alagoas multou a Braskem em mais de R$ 72 milhões por danos ambientais. A empresa vinha desde 2018 sendo autuada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL).

Shutterstock

A Braskem é a empresa responsável pela exploração do sal-gema no subsolo de Maceió. A exploração já fez o solo de algumas regiões da cidade de Maceió ceder 2 metros e deixou mais de 160 mil desabrigados por risco de desabamento.

Segundo declarações da Defesa Civil de Maceió, a velocidade de afundamento do solo diminuiu significativamente. Entre os dias 22 e 23 de dezembro, a velocidade do deslocamento vertical era de 1 milímetro por hora, em 29 de novembro a velocidade chegou a 5 centímetros por hora.

Veja as explicações de um professor sobre o caso da Braskem

Depoimento Cariani

O influenciador do mundo fitness Renato Cariani prestou depoimento à Polícia Federal, no dia 18 deste mês. Ele é suspeito de participar de um esquema de desvio de produtos químicos para o narcotráfico. Os materiais seriam utilizados para a produção de crack e cocaína.

Outros sócios do influenciador estão sendo investigados pela Polícia Federal. A investigação começou após a empresa AstraZeneca indicar fraudes em notas fiscais emitidas pela empresa de Cariani.

2ª fase Fuvest

Pela primeira vez na história, a 2ª fase da Fuvest aconteceu no mês de dezembro. Em anos anteriores, o exame foi aplicado no mês de janeiro.

Foram aplicadas entre 2 e 4 provas, a depender do curso escolhido pelo candidato. Além de uma prova de português e uma redação com o tema ‘Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão’.

Créditos – Marcos Santos / USP Imagens

As provas foram aplicadas nos dias 17 e 18, dentre os 30.788 candidatos convocados para esta etapa, 2.165 não compareceram no segundo dia, o que representa 7%. Franca foi uma das cidades com o maior índice de abstenção, registrou 13,7%.

Veja análises das provas da Fuvest

Brasil mais pardo que branco pela primeira vez

Pela primeira vez na série histórica do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população parda é maior a população branca no Brasil. O número de pessoas pardas cresceu 11,9%.

Os pardos são 45,3% (92,1 milhões) e os brancos são 43,5% (88,2 milhões). A população indígena e de pessoas pretas também cresceu, agora, são, respectivamente, 0,8%(1,7 milhão) e 10,2% (20,7 milhões).

Flavio Dino e Paulo Gonet no senado

As nomeações de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República (PGR) foram aprovadas, após uma sabatina de mais de 10 horas no Senado.

Flávio Dino foi aprovado com o placar de 17 votos contra 10. Já Paulo Gonet, foi aprovado com 23 votos a favor a 4 contra.

Decisões sobre o Marco Temporal

No dia 14 deste mês, o Congresso derrubou o veto presidencial ao Marco Temporal, que havia sido anteriormente aprovado no Congresso. Agora, o debate deve seguir no STF, com o caso sob a relatória de Gilmar Mendes.

Partidos como PP, PL e Republicanos, já se manifestaram à corte pedindo a manutenção da decisão do Congresso, assim como organizações de proteção e apoio aos povos indígenas já declararam sua contrariedade.

Indígena do povo Pataxó. Créditos / Shutterstock

O Marco Temporal estabeleceria que os povos indígenas só teriam direito às terras ocupadas no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição de 88.

Veja mais sobre o Marco Temporal

Mundo

Resultados do PISA

O PISA é um exame internacional que avalia a qualidade da Educação em diferentes países. Além de desempenho em testes de habilidades, também são averiguadas as situações de bem-estar dos estudantes dentro dos colégios.

Os países ricos europeus tiveram a pior queda da história na maioria dos indicadores, países asiáticos lideram o ranking e o Brasil se manteve estável, mesmo após a pandemia. Os indicadores do Brasil sempre se apresentam bem abaixo da média nas três avaliações (ciências, matemática e leitura).

Entenda como funciona o PISA

Inelegibilidade do Trump em Colorado

Após se fundamentar em uma lei da época da Guerra Civil, que pretende manter a união do país, e nos acontecimentos do Capitólio, a Suprema Corte do Estado do Colorado declarou Trump como inelegível no estado. Já foram pedidos recursos à Suprema Corte dos Estados Unidos que anule a decisão.

Ainda que a decisão não seja anulada, a inelegibilidade no Estado do Colorado não o impede de concorrer as eleições presidenciais, ele apenas não constará nas cédulas do Colorado. Também, a decisão, por enquanto, só é válida para as primárias dos republicanos.

Entenda a eleição nos Estados Unidos 

Declaração de Xi jinping sobre Taiwan

Xi-Jinping, presidente da China, durante as comemorações do 130º aniversário do nascimento do ex-líder chinês Mao Zedong (Mao-tsé-tung) alegou que:

A pátria mãe deve ser reunificada e inevitavelmente será reunificada

A fala faz referência a Taiwan, ilha no mar sul da China. A República Popular da China (China Continental) alega que Taiwan é parte integrante do território chinês, enquanto movimentos políticos de Taiwan dizem que Taiwan é a verdadeira China e não se submeterá ao Governo do Continente.

Muitos países, inclusive os Estado Unidos, decidem pela ambiguidade estratégica neste aspecto. Ou seja, reconhecem a República Popular da China como a verdadeira China, mas mantém relações comerciais intensas com Taiwan, polo industrial de chips e semicondutores.

Veja mais sobre Taiwan

Venezuela e Guiana a disputa por Essequibo

A Venezuela fez um plebiscito para decidir se anexaria ou não a região de Essequibo, atualmente pertencente à Guiana. Mais de 95% do país votou a favor da anexação, entretanto a região corresponde a 70% da Guiana, que já declarou que não irá abdicar do seu atual território.

Bandeiras da Guiana e da Venezuela. Créditos/Shutterstock

Para fazer uma invasão por terra, a Venezuela teria que passar pelo território brasileiro para chegar à Guiana, devido à densidade da floresta em suas fronteiras diretas. O Governo Brasileiro já declarou que não irá dar tal autorização.

Conheça a história da Guiana

Relatório da COP 28

O relatório da 28ª Conferência do Clima da ONU (COP 28), realizada em Dubai, pela primeira vez sugeriu a transição dos combustíveis fosseis até 2050, sem especificar como isso deve ser feito e nem a origem dos recursos. Além disso, propôs que seja triplicada a capacidade de produção de energia renovável mundialmente até 2030.

Outro objetivo estabelecido foi manter o aquecimento global em até 1,5 graus célsius. Também foi estabelecido que a COP 30, em 2025, será feita na Amazônia Brasileira. 



Fonte