Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos assuntos que foram destaque no mês de janeiro de 2024.
Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as nossas reportagens e artigos e matérias dos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, etc.
Tópicos deste artigo
Brasil
Vacinação em massa contra dengue
A vacinação em massa contra a dengue, via Sistema Único de Saúde (SUS), teve início no dia 3 de janeiro, na cidade de Dourados, considerada a segunda maior do estado de Mato Grosso do Sul. A expectativa é que sejam vacinadas mais de 150 mil pessoas de 4 a 59 anos.
A iniciativa aconteceu por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o laboratório japonês, Takeda, responsável pela produção da vacina contra a dengue chamada Qdenga.
Saiba mais sobre a campanha de vacinação contra a dengue
Conforme o Ministério da Saúde (MS), 521 cidades brasileiras foram selecionadas para receber a vacina contra a dengue a partir de fevereiro. Para ter acesso ao imunizante nos postos de saúde, os brasileiros devem apresentar documento de identificação e comprovante de residência na cidade.
A lista de municípios que serão beneficiados com a vacina contra a dengue pode ser conferida neste link.
Aumento de casos de dengue
Os casos de dengue têm aumentado no Brasil. Neste mês, o Governo de Minas Gerais, por exemplo, decretou situação de emergência em saúde pública por causa do aumento de casos de dengue (11,5 mil) e chikungunya (mais de 3 mil) somente nas primeiras semanas do ano.
De acordo com o Ministério da Saúde, idosos e crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos são os grupos que mais têm sido hospitalizados em razão da dengue.
O Ministério da Saúde afirmou que, em 2024, devem ser registrados mais de 1,9 milhão de casos de dengue, mas o número pode chegar a mais de 4,2 milhões de casos.
Leia também: Como é o Aedes aegypti – O mosquito-da-dengue
Um ano dos atos de 8 de janeiro em Brasília
Há exatamente um ano, no dia 8 de janeiro de 2023, ocorreram os atos golpistas em Brasília (DF). O resultado foi ataque à democracia, muito vandalismo e depredação de prédios públicos.
Nesse dia, apoiadores do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, invadiram prédios públicos, como o Congresso Nacional, após entrarem em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios.
Na ocasião, a justificativa dos atos considerados terroristas e de vandalismo seria por não concordarem com a então vitória do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
Lembre como foram os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília
Chuvas de janeiro
Janeiro tradicionalmente é um mês no qual as chuvas no Brasil têm consequências como deslizamentos de terra, enchentes e feridos e mortos.
No Rio de Janeiro, por exemplo, as chuvas na baixada fluminense da segunda quinzena do mês, ocasionaram mais de dez mortos.
Menos desemprego
Dados da Pesquisas Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Inep), divulgados no dia 31 de janeiro, revelam que houve queda no número de brasileiros desempregados.
Segundo o levantamento do IBGE, o desemprego em 2023 foi de 7,8% e é considerada a menor taxa desde 2014, quando houve 7%.
Um dia antes, o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou que, em 2023, houve registro de mais de 1,4 milhão de empregos formais. Do total de vagas, 840.740 foram preenchidas por homens e 642.892 por mulheres.
Aumento de casos de feminicidio
A Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que, em 2023, o estado teve o maior número de casos de feminicídios desde 2018. Ano todo, 2023 registrou 221 mortes de mulheres.
Bolsa para moradores de rua
O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que criará uma bolsa de qualificação profissional para moradores de rua. A medida entra na política nacional para a população em situação de rua.
O texto da Lei, que foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023, propões ajuda nas áreas de saúde, educação, assistência social, habitação, entre outras.
Parque Tecnológico Aeroespecial
Em janeiro, Lula também assinou um acordo de criação do Parque Tecnológico Aeroespecial da Bahia, que será instalado na Base Aérea de Salvador. Ainda não há previsão de início das obras.
O Parque Tecnológico Aeroespecial abrangerá pesquisas avançadas sobre o campo aeroespacial.
Lei que criminaliza bullyng
Ainda em janeiro foi sancionada a lei que criminaliza bullying e amplia punição para crime contra criança. Esse projeto tem como objetivo criar medidas
para reforçar a proteção de crianças e adolescentes contra a violência, principalmente nos ambientes.
A lei que criminaliza o bullying está relacionada com a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.
A previsão é que sejam feitas mudanças no no Código Penal, na Lei dos Crimes Hediondos e no Estatuto da Criança e do Adolescente, criminalizando, por exemplo, as práticas de bullying e cyberbullying.
Hanseníase
O Ministério da Saúde informou que 2023 contou com aumento de 5% de casos registrados da doença hanseníase em comparação com 2022. O estado do Mato Grosso é líder no registro da doença .
No dia 23 de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou R$ 55 milhões para a prevenção e o tratamento da hanseníase no Brasil. O objetivo, segundo o governo, é eliminar a doença como problema de saúde pública.
Pé de meia
A Poupança do Ensino Médio, que recebeu o nome de “Pé-de-Meia”, é o novo incentivo a estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública. Cerca de 2,5 milhões de jovens podem ser atendidos pelo projeto que terá os pagamentos iniciados a partir de março deste ano.
Podem participar do programa estudantes de baixa renda que pertencem a famílias inscritas no Programa Bolsa Família. O jovem que atender os critérios do projeto, concluir os três anos do ensino médio e fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá receber até R$9.200 do governo federal.
O programa tem por objetivo reduzir as desigualdades sociais entre os jovens e contribuir para a permanência de estudantes na última etapa da educação básica. Segundo dados do Censo Escolar, cerca de 500 mil alunos abandonam o ensino médio anualmente.
Saiba como funciona o pé de meia
Dia em Memória às Vítimas do Holocausto
Em 27 de janeiro, foi comemorado o Dia Internacional de Homenagem às Vítimas do Holocausto. O Holocausto foi um projeto de extermínio empregado pelo Estado Nazista da Alemanha para cometer um genocídio contra o povo judeu.
Esta data foi escolhida por conta da libertação dos prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz pelo exército soviético, em 1945.
Mais de 6 milhões de judeus foram mortos entre 1933 e 1945. Alguns conseguiram escapar da morte e se refugiaram em países de todo o mundo. Dentre as nações que o povo judeu procurou refúgio, está o Brasil.
Leia também:
Dia em Memória às Vítimas do Holocausto: a história de um bom aluno
Dia em Memória às Vítimas do Holocausto: “sobreviver foi minha vitória”
Dia em Memória às Vítimas do Holocausto: a fuga da garota pelas montanhas
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Mundo
Fórum Econômico Mundial 2024
O Fórum Econômico Mundial (FEM) 2024 ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro em Davos, na Suíça. Em sua 54ª edição, o evento teve como tema “Reconstruindo a Confiança”.
Entre os assuntos discutidos no evento, destacam-se Inteligência Artificial (IA), guerras globais, segurança e cooperação e crise no Oriente Médio
Participam do evento os principais líderes mundiais. O Brasil foi representado no FEM pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e por ministros, como, por exemplo, Marina Silva, do Meio Ambiente.
Entre os destaques, encontra-se a defesa de Barroso de que país faça um debate “sem preconceitos” sobre política de drogas e destacou a segurança pública como um dos principais problemas da América Latina, sobretudo na região da Amazônia.
“Acho que mais recentemente tem se agravado o problema da segurança publica e da violência, e acho que precisamos incluir essa preocupação na agenda, em especial na agenda progressista”, afirmou o presidente do STF.
Terremoto no Japão
Terremotos atingiram, ainda na madrugada do dia 1º de janeiro, o Japão. Segundo a Agência Metereológica do país, o primeiro registro de tremor, este ano, foi às 4:10 da manhã em Noto, Ishikawa.
A cidade foi atingida por quatro terremotos entre 4:10 e 4:29 da manhã. As magnitudes dos tremores foram de 4.5 à 7.6 graus na escala Richter, como os terremotos foram próximos à costa, tsunamis também podem atingir o Japão, alguns relatos com ondas maiores que o normal já estão sendo registrados.
Eleições Taiwan
Lai Ching-te venceu as eleições presidenciais de Taiwan. O político era vice-presidente do país e seu Partido Democrático Progressista (PDP) é contra a unificação da ilha com a China.
Brics
No dia 1º de janeiro, o Irã, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Etiópia e Egito passaram a integrar os Brics.
Frio extremo
Neste primeiro mês de 2024, a Europa viveu onda de frio extremo, chegando a quase 44 graus negativos. A Suécia e Finlândia são dois exemplos de países muito afetados pelo frio.
Paralisação na Argentina
Em janeiro, a Argentina viveu a primeira paralisação geral do governo de Milei. Adediram à manifestação funcionários de bancos, comércio, setor bancário e caminhoneiros.
5º pouso na lua
Em janeiro, o Japão tornou-se o quinto país a pousar na lua. O acontecimento foi considerado histórico.
Veja abaixo os países que já pisaram na lua:
-
Estados Unidos
-
Antiga União Soviética
-
China
-
Índia
Crédito da imagem:
[1] Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados
[2] Divulgação STF