Você está visualizando atualmente Atualidades Vestibular e Enem – Maio de 2024

Atualidades Vestibular e Enem – Maio de 2024

  • Categoria do post:Vestibulares


As provas de vestibulares e Enem podem cobrar assuntos da atualidade que apresentam conexões com fenômenos e contextos diversos. Para ajudar nos estudos, o Brasil Escola listou o que foi destaque no noticiário no mês de maio de 2024 e que pode ser tema dessas avaliações.

Entre os acontecimentos estão, a tragédia causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul que afetou milhões de pessoas e deixou dezenas de vítimas fatais. Além disso, outros eventos climáticos atingiram vários países como os Estados Unidos, países africanos e Bangladesh.

Para se aprofundar nos assuntos relacionados a cada tópico abaixo, clique nos hiperlinks que direcionam para artigos e vídeos educativos sobre os temas. 

Tópicos deste artigo

Brasil

Tragédia no Rio Grande do Sul

Mais de 450 cidades gaúchas foram afetadas por fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde 29 de abril. Dados da Defesa Civil do estado apontam que foram mais de 2 milhões de pessoas impactadas pela tragédia climática, considerada a pior que o estado já vivenciou na história.

Segundo informações do boletim publicado pela Defesa Civil do RS, até o dia 28 de maio, foram:

  • 469 municípios afetados;

  • 48.789 pessoas em abrigos;

  • 581.638 desalojados;

  • 2.345.400 pessoas afetadas;

  • 806 pessoas feridas;

  • 169 vítimas fatais;

  • 77.712 pessoas resgatadas;

  • 12.521 animais resgatados.

Cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo alagadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul
Cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo alagadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. [2]

Crédito: Cid Guedes / Shutterstock. 

Os deslizamentos e enxurradas causaram uma significativa devastação do meio ambiente, afetando rios, lagos, vales, constas e florestas, importantes para a vida de muitas espécies de animais e plantas, afirma André Ferretti, gerente sênior de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).

Além disso, as consequências no âmbito econômico são inúmeras, uma vez que diversas estradas foram comprometidas, aeroportos, indústrias e comércios. A reconstrução é avaliada em bilhões de reais. 

Especialistas apontam descaso por parte do governo gaúcho quanto ao afrouxamento da legislação ambiental que agrava o cenário. Os impactos provocados pelas enchentes, inundações e alagamentos atingiram todas as esferas sociais: economia, meio ambiente, educação, segurança e saúde pública. 

As mudanças climáticas provocam uma série de mudanças e o aumento da frequência de eventos climáticos extremos, afirmam cientistas. O Sul do Brasil foi apontada em relatórios científicos como uma região que será muito atingida por esses fenômenos, que envolvem chuvas mais intensas, ciclones e ondas de calor. 

A situação que envolve o Rio Grande do Sul mobilizou todos os estados brasileiros, governo federal e sociedade civil em uma rede de solidariedade. Diferentes tipos de pontos de doações foram estabelecidos para ajudar as vítimas da tragédia. 

Confira a videoaula abaixo sobre as enchentes no Rio Grande do Sul e entenda suas causas e consequências:

Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil

A Copa do Mundo Feminina será realizada no Brasil em 2027. O anúncio foi feito durante o Congresso da Fifa realizado na cidade de Bangkok, na Tailândia, no dia 17 de maio.

O Brasil estava disputando contra a candidatura que reunia os países europeus Holanda, Alemanha e Bélgica. Foram 119 votos contra 78. 

Na décima edição do principal torneio de futebol feminino do mundo, será a primeira vez que um país da América do Sul sediará o evento esportivo. Serão 32 seleções que disputarão a competição.

Leia também: A primeira Copa do Mundo – como surgiu e curiosidades

Desmatamento 

O desmatamento na Amazônia ao longo de 2023 totalizou uma área de 9.064 km², 21,8% a menos que no ano de 2022. Esse é o menor número anual desde 2018. Os dados foram divulgados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satelite (Prodes), gerenciado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

O pico do desmatamento no bioma foi em 2021, ao chegar em 13.038 km². Apesar da queda geral, em cinco dos nove estados que formam a Amazônia Legal, houve crescimento do desmatamento. Entre estes estados estão o Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Amapá e Tocantins. 

Conforme o Inpe, o Pantanal também contou com queda no desmatamento. A perda de 723,13 km² na região indica uma queda de 9,2% se comparado ao ano anterior. 

Vegetação do Cerrado sendo devastada
Desmatamento no Cerrado é o maior entre os biomas brasileiros em 2023. [3]

Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil. 

Em contramão aos biomas vizinhos, o Cerrado somou a maior área desmatada entre todos os biomas no ano de 2023, de acordo com o Relatório Anual de Desmatamento (RAD), divulgado pela MapBiomas no dia 28 de maio. Foram mais 1,1 milhão de hectares, o que representa 61% de toda a área desmatada no ano passado. 

Entenda mais sobre o desmatamento nesta videoaula do Brasil Escola

Teste seus conhecimentos sobre desmatamento e seus efeitos nesta página de exercícios. 

Intolerância religiosa

Ao divulgar seu novo trabalho musical, intitulado “Aceita”, a cantora carioca Anitta foi vítima de intolerância religiosa. Isso porque o projeto diz sobre sua religião, o candomblé, de matriz africana, que costuma ser uma das mais afetadas pelo preconceito e discursos de ódio contra a religião. 

A artista chegou a perder mais de 200 mil seguidores em sua conta do Instagram após a divulgação das fotos do seu novo clipe.

O tema já foi cobrado como proposta de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2016. Nesta edição, os participantes tiveram de produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre a temática “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. 

Veja mais: Temas de redação que já caíram no Enem

Casos de dengue

Os casos de dengue no Brasil ultrapassaram a marca de 5 milhões neste ano e mais de 2,8 mil óbitos confirmados pela doença. Em 2023, foram identificados 3,5 milhões de casos, o que já era um dos piores anos.

Mosquito da dengue, Aedes aegypti
O mosquito transmissor da dengue é o Aedes aegypti. [4]

Crédito: Divulgação / EBC / Agência Brasil. 

O Distrito Federal é a unidade federativa com a maior incidência, com 9 mil casos para cada 100 mil habitantes. Os estados de São Paulo e Minas Gerais contam com mais de 1,4 milhão de casos cada.

Conheça mais sobre a doença nesta videoaula

Faça exercícios sobre Aedes aegypti nesta página

Vírus Mayaro em Roraima

Estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) confirmou a circulação do vírus mayaro entre humanos no estado de Roraima, na região Norte brasileira. 

O diagnóstico do quadro clínico causado pelo vírus é difícil devido aos sintomas serem parecidos com doenças mais comuns como a dengue e da chikungunya

O primeiro registro do vírus no Brasil foi feito em 1955, às margens do Rio Guamá, em Belém (PA). De lá pra cá, os casos são esporádicos e surtos são localizados, afirma o Ministério da Saúde.

Especialistas apontam que o vírus é negligenciado no país e que deve ser motivo de atenção pelas autoridades e órgãos de saúde. 

Teste seus conhecimentos sobre os vírus nesta página de exercícios

Jovem é atacada por soda cáustica

Uma jovem de 23 anos foi atacada na rua com soda cáustica por uma outra mulher na cidade de Jacarezinho, no Paraná. 

Segundo a professora de Química Líria Alves, a soda cáustica é o hidróxido de sódio (NaOH) utilizado na indústria, como uma base química na produção de papeis, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.

Saiba mais sobre o hidróxido de sódio neste artigo. 

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Mundo

Chuvas em países africanos

As fortes chuvas que atingiram países da África Oriental já deixaram mais de 470 mortos e cerca de 1,6 milhão de pessoas afetadas desde o mês de março. 

Entre os impactos causados pelas chuvas, estão o aumento de casos de doenças como a cólera e o sarampo. Quênia, Tanzânia, Somália, Etiópia, Uganda e Burundi são os países mais atingidos pelas chuvas. O evento climático é agravado pelo fenômeno do El Niño que altera a temperatura do Oceano Pacífico, apontam especialistas. 

Maior tempestade solar

A maior tempestade solar registrada dos últimos 20 anos ocorreu na noite da sexta-feira, 10 de maio. O fenômeno provocou auroras boreais de forma incomum em várias regiões do Hemisfério Norte, como também auroras austrais em países sul-americanos como a Argentina e Chile.

Essa foi a primeira vez que houve um alerta da agência de Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) desde 2005. 

Entenda o que é e como ocorre a aurora boreal neste artigo

Morte do presidente do Irã

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos em um acidente de helicóptero neste mês de maio. Ele havia sido eleito em 2021 e continuaria com seu mandato até 2025. 

O helicóptero caiu em uma região montanhosa do país por conta de más condições climáticas, segundo informações da imprensa oficial iraniana. 

Confira: Tudo sobre o Irã – História e regime de governo 

Cratera na Sibéria

Pesquisa revela que a cratera de Batagaika, situada na Sibéria, está aumentando em ritmo alarmante. O estudo aponta que a expansão acontece em até um milhão de metros cúbicos, a cada ano. Isso acontece devido ao derretimento do permafrost. 

Cratera na Sibéria
Cratera Batagaika, na Sibéria. 

Crédito: Shutterstock. 

O Permafrost, também chamado de Pegelissolo, é um tipo de solo da região do Ártico, no extremo norte do planeta. Cientistas alertam que o degelo do Permafrost causa uma intensa emissão de carbono na atmosfera, uma vez que esse solo contém uma grande reserva de carbono. Estima-se que são 1,5 trilhão de toneladas de carbono. 

Leia também: O que é, causas e consequências do aquecimento global 

Tornados e tempestades nos EUA

Mais de 20 pessoas morreram devido às tempestades e tornados que atingiram os Estados Unidos no final de maio. Centenas de milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica. 

Essas chuvas são conhecidas como tempestades de supercéculas, que contam como chuvas de granizos maiores que os normais e de intensas rajadas de ventos. 

Responda a questões sobres os diferentes tipos de chuvas aqui. 

Ataque russo

Ataque russo na região de Kharkiv, na Ucrânia, foi o mais mortal nas últimas semanas. Ao menos, 18 pessoas morreram, de acordo com autoridades regionais. Kharkiv é a segunda maior cidade da Ucrânia e está localizada próxima da fronteia com a Rússia.

Saiba mais sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia aqui. 

Incêndio no Canadá

Um grande incêndio florestal atingiu a região nordeste da Colúmbia Britânica, no Canadá. Os ventos contribuíram para sua acelerada expansão. Milhares de pessoas tiveram de sair de suas casas. 

Confira: O que são incêndios florestais e suas consequências

Reconhecimento do estado palestino

O reconhecimento do Estado da Palestina por parte da Espanha, Noruega e Irlanda avançou diante do anúncio dos países europeus no interesse por reconhecer formalmente a Palestina.

Bandeira da Palestina
Bandeira da Palestina.

Crédito: Shutterstock. 

A novidade possibilita o fortalecimento da causa da Palestina ao nível global, mas, em contrapartida, afeta as relações internacionais destes países com Israel. Conforme a Organização para a Libertação da Palestina, o Estado palestino foi reconhecido por mais de 130 dos 193 que são membros das Nações Unidas

Nos Estados Unidos, diversos protestos pró-Palestina tomaram conta de universidades em vários estados como Carolina do Norte, Novo México, Texas, Utah, Virgínia, Califórnia e Nova Jersey. 

Saiba mais: As causas dos conflitos entre Israel e Palestina 

Ciclone em Bangladesh

O Ciclone Remal causou ao menos 30 mortes na Índia e em Bangladesh na última semana de maio. Do tipo tropical, o fenômeno é marcado por chuvas e ventos fortes. Cerca de 1 milhão de moradores tiveram de sair de suas casas.

Entenda o que é um ciclone, suas causas, características e os tipos neste artigo

 

Com informações da Agência Brasil. 

 

Créditos das imagens:

[1] Divulgação / Agência Brasil

[2] Cid Guedes / Shutterstock

[3] Marcelo Camargo / Agência Brasil 

[4] Divulgação / EBC / Agência Brasil 



Fonte