Atualidades podem cair nas provas do Enem e vestibulares e, por isso, devem ser levadas em consideração pelos vestibulandos no processo de preparação para as provas de acesso ao ensino superior.
Em novembro de 2025, a realização da 30ª Conferência das Partes sobre mudanças climáticas em Belém (COP 30), tornado no Paraná e terremoto no Afeganistão estão entre os assuntos de destaque do mês.
Aprofunde os conhecimentos sobre os assuntos e temáticas por meio dos hiperlinks que direcionam para artigos e videoaulas.
Tópicos deste artigo
Brasil
COP 30 em Belém
A 30ª Conferência das Nações Unidas (COP 30) sobre mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) foi realizada entre os dias 10 e 22 de novembro. O encontro internacional reuniu lideranças nacionais, diplomatas, especialistas, Organizações Não Governamentais (ONGs), cientistas, ativistas e representantes de centenas de países.

Crédito: Bruno Peres / Agência Brasil.
Como resultado, houve a aprovação de 29 documentos por 195 países que participaram da conferência. O conjunto dos textos aprovados ficou conhecido como Pacote de Belém e pode ser consultado no site da ONU.
Ao todo, 122 países apresentaram as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinada, da sigla em inglês NDC (Nationally Determined Contributions). As NDC consistem em metas e compromissos para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Novas versões são apresentadas a cada cinco anos.
Fundo Florestas Tropicais para Sempre
Foi criado durante a COP 30 o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, um mecanismo inédito de financiamento para que os países contribuam em prol da preservação das florestas tropicais. Cerca de US$ 6,7 bilhões já foram mobilizados para o fundo, segundo a presidência da COP deste ano.
Financiamento
Em Belém, os países assinaram o compromisso de triplicar o financiamento destinado para adaptação às mudanças climáticas até 2035.
Gênero
Houve também a aprovação do Plano de Ação de Gênero, que tem como objetivo promover a liderança de mulheres indígenas, afrodescendentes e rurais, por meio da ampliação do orçamento de ações relacionados à questão de gênero.
Entenda como a COP 30 pode cair nas provas do Enem e vestibulares
Veja também: Durante a COP 30, escolas criam soluções sustentáveis
Tornado no Paraná
Um tornado atingiu cidades do Paraná no início de novembro. A cidade mais afetada foi Rio Bonito do Iguaçu. O município paranaense teve 90% de sua área urbana com danos na infraestrutura, segundo a Defesa Civil do estado. Ao todo, seis pessoas morreram e centenas ficaram feridas.
A tempestade foi definida como categoria F3, com ventos que chegaram até 250 quilômetros por hora, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Entenda a diferença entre tornado, ciclone e furacão na videoaula abaixo:
Teste seus conhecimentos sobre problemas ambientais
Anvisa aprova vacina da dengue
A vacina da dengue produzida pelo Butantan foi registrada e aprovada na quarta-feira, 26 de novembro, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O objetivo é iniciar a aplicação do imunizante já em 2026, de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Instituto Butantan, há um milhão de unidades prontas para distribuição.
Esse é o primeiro imunizante contra a doença aplicado em apenas uma dose em pessoas de 12 a 59 anos. Até meados do ano que vem, a estimativa é que estejam disponíveis mais de 30 milhões de doses da vacina da dengue.
Saiba mais: Como são produzidas as vacinas?
Redução histórica no desmatamento da Amazônia
Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que a Amazônia Legal teve o menor índice de desmatamento registrado dos últimos 17 anos em unidades de conservação federal. Enquanto isso, o Cerrado ficou com o segundo menor nível desde 2007.
Entre agosto de 2024 e julho de 2025, cerca de 134 quilômetros quadrados foram desmatados em unidades de conservação federais da Amazônia, aponta estudo do Inpe. No Cerrado, o registro para o mesmo período, foi de 31 quilômetros quadrados de desmatamento.
Confira: Causas e consequências do desmatamento

Crédito: Arquivo / Agência Brasil.
Pessoas em situação de rua no Brasil
Estudo feito pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), indica que 358.553 pessoas viviam em situação de rua no mês de outubro deste ano.
Os maiores números das pessoas nesta condição são encontrados em estados do Sudeste, como São Paulo (148.730). Apenas na capital paulista são 99.477 em situação de rua.
São considerados para o levantamento os dados da plataforma do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Leia também: Consequências da fome no Brasil
Adeus à Lô Borges
Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), Lô Borges, morreu no domingo, 2 de novembro, aos 73 anos. Conforme boletim do Hospital Unimed de Belo Horizonte, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
O cantor foi um dos fundadores do movimento Clube de Esquina que contou com a participação de Milton Nascimento. O clube marcou a história da música brasileira na década de 70.
Escolas indígenas recebem livro com idioma kuikuro
Primeiro livro infantil em língua do Alto Xingu, no Mato Grosso, será distribuído em escolas de nove aldeias indígenas de quatro povos diferentes.

Crédito: Divulgação / Prefeitura de Saquarema.
A obra se chama Ingu Helü (De olho aberto, em português) e foi escrita pelos educadores Daniel Massa e Mutuá Mehinaku. O livro conta com 45 verbetes escritos em kuikuro, traduzidos para o português. Cada verbete conta com uma ilustração feita por Ricardo Moura.
Plano nacional para aumentar arborização urbana
O Plano Nacional de Arborização Urbana (Planau) foi lançado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) durante a COP 30, em Belém (PA).
A proposta busca ampliar a cobertura vegetal das cidades, levando em consideração os padrões abaixo do adequado para ambientes urbanos. A média nacional de arborização nas cidades no Brasil é de 28,2% dos territórios com cobertura verde, segundo dados do Mapbiomas de 2024.
Adalberto Malug, secretário nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA afirma que o objetivo é que todos os bairros tenham, no mínimo, 30% de áreas verdes.
Brasil pode neutralizar emissões de CO2
Na quarta-feira, 5 de novembro, foi divulgado um estudo do Instituto Amazônia 4.0 intitulado Brazil Net-Zero by 2040. O projeto mostra que o Brasil pode antecipar em uma década o processo de neutralizar as emissões de gases do efeito estufa.
Ou seja, até 2040, o Brasil pode atingir o objetivo que faz parte de metas globais para preservação ambiental. Isso pode acontecer a partir da combinação de dois cenários que envolvem soluções baseadas no uso da terra (relação do desmatamento e restauração florestal), além da transformação do setor elétrico (ampliação das energias renováveis e uso de biocombustíveis).
Pantanal é o mais afetado por aumento de temperatura no Brasil
O aumento da temperatura afeta, em maior intensidade, o bioma Pantanal. Constatação foi apontada em dados divulgados pelo MapBiomas no dia 5 de novembro.

Crédito: Mayke Toscano / Secom MT.
Aumento médio de temperatura no Pantanal, nos últimos 40 anos, foi de 1,9 °C. Amazônia também é afetada, com o aumento médio de 1,2 ºC no mesmo período.
Ao considerar todo o território nacional, o aumento médio da temperatura, segundo o MapBiomas, foi de 0,29 °C.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Mundo
Terremoto no Afeganistão
Um terremoto de magnitude 6,3 na escala Richter atingiu a cidade de Mazar-e-Sharif, localizada no norte do Afeganistão.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor teve uma profundidade de 28 quilômetros próximo a Mazar-e-Sharif. A cidade conta com uma população de meio milhão de habitantes.
Faça exercícios sobre terremotos
Morte de uma estrela
Pela primeira vez, cientistas conseguiram observar os estágios iniciais de uma supernova, que consiste na morte explosiva de uma estrela, considerado um dos eventos cósmicos mias violentos do universo.
Erupção de vulcão na Etiópia
A erupção de vulcão na Etiópia chamou a atenção, pois foi a primeira vez que acontece o fenômeno no local há 12 mil anos. Último evento do tipo ocorreu nos anos finais da Era do Gelo.
Saiba mais: O que são e quais são as eras geológicas?
Educação
Enem 2025
As provas do Enem 2025 foram realizadas nacionalmente nos dias 9 e 16 de novembro. Cerca de 70% dos mais de 4,8 milhões de candidatos inscritos no exame participaram dos dois dias de aplicação.
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abordou as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira.
Esta edição foi marcada pela polêmica de um suposto vazamento da avaliação, uma vez que questões muito parecidas das que caíram no segundo dia foram apresentadas em uma transmissão na internet dias antes da prova.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu por anular três itens do domingo (16), das provas de Matemática e Ciências da Natureza. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal (PF) para investigar o caso.
Veja: Professores listam as 5 questões mais difíceis de Matemática do Enem 2025
Bolsa Mais Professores
A Bolsa Mais Professores foi regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), hoje (17), por meio da publicação da Portaria Capes nº 327/2025. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil que tem como objetivo fortalecer a permanência de educadores na rede pública.
O novo incentivo financeiro do Governo Federal pagará R$ 2.100 mensais para 8 mil profissionais no prazo de até 24 meses.
Localidades e áreas de conhecimento com carência de professores são prioridade no programa. Além do valor, os educadores terão pós-graduação Lato-Sensu durante o período da bolsa.
Prazo para se inscrever e concorrer às bolsas ainda não está aberto. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou edital para que as redes públicas de ensino façam a adesão ao programa. Após esse procedimento, cada rede divulgará o processo seletivo específico para as bolsas.