Além do conteúdo programático estudado durante os anos de ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares também cobram dos estudantes conhecimentos sobre fatos que acontece à sociedade.
Em outubro, alguns destaques de acontecimentos no Brasil foram a megaoperação realizada pelo estado do Rio de Janeiro, o encontro entre os presidente do Brasil, Lula, e dos Estados Unidos, Trump. Além da atualização dos casos de intoxicação por metanol, a liberação para pesquisas na foz do rio Amazonas e o uso de glitter comestível.
Em nível mundial, os destaques foram o cessar-fogo entre Hamas e Israel, o roubou no Museu do Louvre, O Furacão Melissa que deixou destruição pela Jamaica e outras ilhas do Caribe. A morte generalizada de corais e a aprovação da lei de eutanásia no Uruguai também chamaram atenção neste mês.
Tópicos deste artigo
Brasil
Megaoperação no Rio de Janeiro
Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil.
Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, na capital do estado. O objetivo da ação foi de frear o avenço territorial do Comando Vermelho (CV) e prender lideranças criminosas.
A operação aconteceu no dia 28 de outubro, nesse mesmo dia foram confirmadas 64 mortes. No entanto, na madrugada para o dia 29, moradores encontraram cerca de 57 corpos na região de mata do Complexo da Penha. Quatro policiais morrem na ação.
Além das 121 mortes, a polícia prendeu 113 suspeitos, apreendeu 118 armas, 14 artefatos explosivos e uma quantidade não apurada de drogas. Essa foi operação mais letal realizada pela polícia no Brasil, superando os 111 detentos mortos no Massacre do Carandiru, em 1992.
Endenta o que foi o Massacre do Carandiru.
Encontro entre Lula e Trump
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o representando de Comércio dos Estados Unidos da América, Jamieson Greer, se reuniram na Casa Branca para negocias a taxação de 50% do país norte-americano sobre produtos brasileiros.
O encontro foi organizado uma ligação entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos da América, Donald Trump. A reunião entre os dois líderes aconteceu no final do mês. Segundo Lula, foi um ótimo encontro em que os presidentes discutiram a agenda comercial e econômica do Brasil.
Crédito: Ricardo Stuckert/Reprodução/X @LulaOficial.
Lula ainda aformou que equipes seguirão negociando formas redução das tarifas contra produtos brasileiros e sanções contra autoridades do Brasil.
O encontro aconteceu em Kuala Lumpur, na Malásia, onde os líderes estavam reunidos para a 47ª cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Esse foi a primeira reunião formal entre os dois presidentes, desde o início do governo Trump.
Veja as características do governo de Donald Trump.
Intoxicação por metanol
Casos confirmados de intoxicação por metanol chega a 59 vítimas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O estado com maior quantidade casos registrados é São Paulo (46), no entanto, outros quatro estado também tiveram ocorrências de intoxicação por metanol. Foram eles: Paraná (6), Pernambuco (5), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).
A intoxicação acontece por meio do consumo de bebidas alcoólicas de origem clandestina ou sem procedência confiável. Os sintomas da intoxicação podem acontecer de 12 a 24 horas depois da ingestão do metanol. As principais manifestações clínicas são: enjoo; vômito; dor abdominal; alterações no nível de consciência; e alterações visuais, tais como visão dupla, borrada e redução da acuidade visual, em casos mais graves, cegueira.
Em casos mais avançado, a pessoa pode apresentar dificuldade para respirar, convulsão e até entrar em coma. A intoxicação por metanol levou a 15 mortes nesses estados, outros 9 óbitos estão sendo investigados em Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Pesquisa de petróleo na foz do Amazonas
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu uma licença para pesquisa de petróleo na foz do rio Amazonas à Petrobras. Segundo a empresa, será realizado a perfuração de um poço exploratório em águas profundas o Amapá.
A perfuração está localizado a 500 km de distância da foz o rio Amazonas e a 175km da costa, na Margem Equatorial brasileira. Os trabalhos estão previstos para início imediato e deve durar cerca de 5 meses, nesta fase não haverá produção de petróleo, somente pesquisa exploratória.
A atividade na região é duramente criticada por ambientalistas, no entanto, é vista como importante para a produção brasileira por especialistas em petróleo. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a pesquisa significa o “futuro da soberania energética”.
Entenda como é feita a exploração e extração de petróleo.
Crédito: Shutterstock.
Mudança na temperatura de febre em crianças
A Sociedade Brasileira de Pediatria atualizou a temperatura considerada como febre em crianças, agora considerada de 37,5ºC ou mais. A orientação é que a medição seja feita pelas axilas e com termômetro digital.
A medida foi tomada na tentativa de reduzir a “febrefobia”, ansiedade excessiva de pais sobre quadros de febre, que pode levar a consultas e intervenções médicas desnecessárias.
Saiba o que significa a febre para nosso organismo.
Mudanças climáticas afetam cotidiano na Amazônia Legal
Foi divulgada a pesquisa de percepção da população “Mais Dados Mais Saúde – Clima e Saúde na Amazônia Legal”, segundo os dados, 32% dos moradores da Amazônia Legal estão sentindo diretamente efeitos das mudanças climáticas.
Esse número aumenta quando a população faz parte de povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e seringueiros. Entre os efeitos mais comum então o aumento na conta de energia elétrica, aumento na temperatura média e poluição do ar. Além de maior ocorrência de desastres ambientais e aumento no preço de alimentos.
A Amazônia Legal é uma região que ocupa 9 estados brasileiros, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Saiba mais sobre as características da Amazônia Legal.
Glitter comestível
O criador de conteúdo Dário Centurione fez um vídeo para as redes sociais que expõem o uso de glitter como componente decorativo de doces e sobremesas. O produto, feito de polipropileno (PP), não pode ser comercializado como comestível, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo a Anvisa, produtos utilizados para colorir e decorar bolos e doces devem ser produzidos a partir de ingredientes alimentares, e devem ser autorizados pelo órgão.
A confusão no uso do produto se dá porque, em mercados, confeitos alimentares podem ser vendidos juntos com produtos decorativos.
Saiba mais sobre o polipropileno.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Mundo
Roubo no Museu do Louvre
Crédito: ByDroneVideos/Shutterstock.
Na manhã do dia 19 de outubro o Museu do Louvre, em Paris, França, foi alvo de uma quadrilha. A ação foi realizada durante a luz do dia, enquanto visitante começavam a chegar no museu, e visou a Galeria de Apolo, que abriga joias da família real francesa.
A quadrilha, formada por quatro homens, entraram no prédio da galeria à 9h30, utilizando um caminhão com uma escada. Segundo imagem obtidas pela emissora francesa BFMTV, os ladrões vestiam colete de alta visibilidade e utilizaram ferramenta para forçar a abertura do local em que eram guardadas as joias roubadas.
A ação durou cerca de 10 minutos e foram levadas oito peças da coleção do museu. Foram roubados: uma tiara, um par de brincos e um colar usados pela rainha Hortense e pela rainha Marie-Amélie.
Os ladrões também levaram um colar e brincos de esmeralda dados como presente de casamento por Napoleão Bonaparte à sua segunda esposa, Maria Luísa; um broche conhecido como “broche relicário”; e uma tiara de pérolas e diamantes e broche de diamantes da Imperatriz Eugénie.
Veja tudo sobre a Mona Lisa, uma das obras mais famosas presentes no Museu do Louvre.
Cessar-fogo em Gaza
O governo do Israel e o grupo palestino Hamas firmaram acordo para acabar com a guerra em Gaza, a mediação para o acordo foi realiza por líderes do Catar, Egito, Turquia e Estados Unidos. O acordo dizia que Israel retiraria parte de suas tropas da Faixa de Gaza, interromperia ofensivas e permitiria entrada de ajuda humanitária, enquanto o Hamas libertaria reféns israelenses.
No entanto, o cessar-fogo não soluciona questões como o desarmamento do Hamas e o cronograma de retirada faz forças israelenses do território palestino.
Tanto o Hamas quanto Israel libertaram alguns reféns, enquanto milhares de palestinos voltaram ao território de Gaza. Apesar dos acordos, Israel voltou a bombardear a Faixa de Gaza algumas vezes depois do decreto do cessar-fogo.
Entenda mais sobre os conlfitos em Gaza e suas motivações.
Furacão Melissa na Jamaica
Crédito: Shutterstock.
O Furacão Melissa passou pela Jamaica com categoria 5, os ventos do fenômeno chegaram a quase 300 km/h. A tempestade que deixou casas destruídas e submergiu estradas e pontes foi a mais forte a atingir a ilha caribenha.
Estimasse que os danos estruturais e econômicos deixados pelo Furacão Melissa na Jamaica chegaram a 22 bilhões de dólares. O primeiro-ministro da ilha, Andrew Holness, declarou estado de calamidade pública.
O furacão também passou por outros países do Caribe, como Haiti, onde deixou cerca de 25 mortos, República Dominicana e Cuba. Em Cuba, o Furacão Melissa atingiu o solo com menos força, como categoria 3 e ventos de quase 200 km/h.
Saiba qual a diferença de furacão, tornado e ciclone.
Uruguai aprova lei da eutanásia
O Uruguai aprovou a “Lei de Eutanásia”, se tornando o primeiro país da América Latina a aprovar o procedimento. O processo legislativo durou cinco anos e a lei foi aprovada em um intenso debate de duração de dez horas, 20 dos 31 parlamentares presentes votaram a favor do decreto.
Segundo a lei, a pessoa deve ser maior de idade, estar em plena saúde mental e em fase terminal de uma doença incurável ou que causa sofrimento insuportável, com grande dano na qualidade de vida. A Ordem dos Médicos do Uruguai não se posicionou sobre o decreto, mas atuou como consultores durante o processo legislativo.
A eutanásia, conhecida como Morte Digna, é assegurada por lei em poucos países, como Canadá, Países Baixos e Espanha. Apesar de não ser assegurada por lei, a Colômbia e o Equador já descriminalizaram a prática.
Entenda mais sobre a eutanásia e seus tipos.
Morte de Diane Keaton
Crédito: Featureflash Photo Agency/Shutterstock.
A atriz Diane Keaton morreu, aos 79 anos, na Califórnia, no dia 11 de outubro. A razão da morte foi uma pneumonia. Segundo fontes ouvidas pela revista People, primeira a veicular a notícia, seu estado de saúde vinha se agravando e estava bastante debilitado nos últimos meses.
Keaton ganhou o estrelato ao interpretar Kay Adams, em “O Poderoso Chefão”, no ano de 1972. A atriz também trabalhou em projetos com Woody Allen e chegou a ganhar um Oscar por “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, colaboração de 1977 com o cineasta.
Ataques dos EUA no Caribe e no Pacífico
O governo dos Estados Unidos realizou ataques a supostos navios de narcotráfico como parte da campanha antidrogas na região do presidente, Donald Trump. Segundo declarações do governo estadunidense, os ataques foram feitos em uma rota conhecida do narcotráfico.
Os ataques começaram em setembro, somente em outubro foram realizados cerca de seis operações. A maioria dos ataques aconteceu no Caribe, perto da costa da Venezuela, e desde o início, em setembro, foram mortos pelo menos 43 pessoas.
Nas últimas semanas de outubro, os Estados Unidos passaram a focar em supostos barcos de narcotráfico no Pacífico. Segundo informações de inteligência, existem evidências sólidas que o transporte de narcóticos para o país acontece por meio da Colômbia ou do México, e não da Venezuela.
Entenda como acontece o narcotráfico.
Morte de Ace Frehley, guitarrista do Kiss
Crédito: Debby Wong/Shutterstock.
Ace Frehley, guitarrista da banda Kiss, faleceu aos 74 anos, no dia 16 de outubro. Segundo a nota enviada pela família à imprensa estadunidense, o guitarrista morreu devido a uma queda que sofreu recentemente em casa.
Paul Daniel Frehley formou a banda Kiss junto com Paul Stanley e Gene Simmons. Ele esteve em atividade na banda de 1972 a 1982, quando resolveu seguir carreira solo, que manteve ao longo dos anos. Ace voltou para a reunião da banda em 1996 e continuou presente até 2002.
Planeta atinge ponto crítico climático
Crédito: Shutterstock.
O planeta atinge primeiro ponto crítico climático irreversível, a morte generalizada de recifes de corais de água quente. A informação foi divulgada em relatório realizado pela Universidade de Exeter e parceiros internacionais.
A morte dos corais, conhecido como branqueamento de corais, é consequência do aumento da temperatura do planeta em 1,5ºC. A menos que o aquecimento global seja revertido, esse é o primeiro “ponto de inflexão climático” a ser atingido e pode ser irreversível.
Os recifes são impontantes membros da biodiversidade marinha e suas mortes impacta diretamente em economias locais e resiliência climática, afetando especialmente comunidades costeira.