No momento, você está visualizando Atualidades Vestibular e Enem – setembro de 2024

Atualidades Vestibular e Enem – setembro de 2024

  • Categoria do post:Vestibulares


Além das disciplinas tradicionais, os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam cobrar nas provas temas da atualidade. O Brasil Escola preparou uma lista de alguns dos assuntos que foram destaque no mês de setembro de 2024.

Para saber mais sobre cada tema, basta clicar nos hiperlinks e acessar as nossas reportagens e artigos e matérias dos portais Folha de São Paulo, UOL, Estadão, Agência Brasil, etc.

Tópicos deste artigo

Brasil

Brasil em chamas

O mês de setembro foi recorde de queimadas e fumaças em grande parte do Brasil. Especialistas explicam que os motivos de o pais estar em chamas são as mudanças climáticas, mais especificamente da ausência de chuvas.

As consequências das fumaças são inúmeras, sendo as principais relacionadas ao efeito das fumaças no organismo.

O presidente Luis Inácio Lula da Silva disse que enviará Medida Provisória para estabelecer o estatuto jurídico da Emergência Climática, o que irá acelerar a aplicação de medidas de combate a eventos climáticos.

Entre os fatores que impulsionam essa discussão sobre as mudanças climáticas no Brasil estão:

Fogo na Amazônia

Dados do Monitor do Fogo, projeto coordenado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), divulgados em setembro mostram que a área de floresta nativa atingida por queimadas na Amazônia cresceu 132% em agosto deste ano em relação ao mesmo mês de 2023.

Conforme o levantamento, no total, foram 685 mil hectares de floresta queimada na Amazônia no período mais recente ante 295 mil no ano passado. 

A amazônia tem sido afetada drasticamente por causa das queimadas.

Leia mais sobre as queimadas na Amazônia

Horário de verão

Durante setembro, foram lançadas várias discussões acerca da volta do horário de verão no Brasil. Um dos motivos para o retorno seriam as mudanças climáticas.

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que os principais motivos para o retorno do horário de verã seriam:

  • Seca que atinge todo o país

  • Alta demanda por energia elétrica

  • Impulso na área econômica, especialmente no setor de turismo que, por sinal, tem alta no verão.

Entenda como é o horário de verão

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Datas ligadas à saúde em setembro

No mês de setembro, três temas ligados à saúde contam com cores. Veja abaixo os assuntos e seus significados:

=>Setembro Amarelo – prevenção ao suicídio

=>Setembro Azul: campanha de conscientização aos direitos das pessoas surdas

=>Setembro verde: visibilidade e inclusão das pessoas com deficiência

Além disso, em setembro algumas doenças também são lembradas:

  • Mês de combate à fibrose cistica

  • Conscientização sobre Alzheimer

  • Conscientazação doenças vasculares

  • Mês de prevenção ao câncer de intestino

  • Conscientização sobre a doação de orgãos

  • Conscientização sobre o cancer infantojuvenil

Testemunha de Jeová

No dia 25 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que Testemunhas de Jeová, adultas e capazes, têm o direito de recusar procedimento médico que envolva transfusão de sangue.

Conforme o STF, a liberdade religiosa de uma pessoa pode justificar o custeio de tratamento de saúde diferenciado pelo poder público.

Nesse dia, também ficou decidido que o Estado tem a obrigação de oferecer procedimentos alternativos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), ainda que seja necessário recorrer a estabelecimentos em outras localidades.

Confira também: 

O que é intolerância religiosa

Nova ministra

Macaé Evaristo foi nomeada ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania no dia 11 de setembro. A pasta cuida das políticas públicas pelos direitos fundamentais de toda a população brasileira.

Conforme a ministra, o foco da sua gestão é implementar um plano de ação que tenha como premissa a valorização das potências das populações, das periferias, favelas, comunidades urbanas e do campo que pavimentam os caminhos de um futuro de um Brasil sem fome, sem miséria, sem racismo, sem machismo, sem capacitismo, sem LGBTQIA+fobia, sem etarismo.

O ministro anterior, Silvio Almeida, foi demitido do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania no dia 6 de setembro após receber denúncias de assédio sexual.

Festival Parintins

Parintins é patrimônio cultural dois projetos de lei reconhecendo o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, como manifestação da cultura nacional.

O Arraial da Pavulagem, no Pará, também foi definido como patrimônio cultura.

Conheça como é o Festival de Parintins

Mundo

Exílio forçado na Venezuela

No dia 8 de setembro, a Organização dos Estados da América (OEA) definiu que Edmundo González,  candidato de oposição eleitoral da Venezuela, teve exílio forçado.

Segundo a OEA, após mais de um mês das eleições venezuelanas, não foram apresentadas evidências do resultado eleitoral no país e que González sofreu exílio sob ameaças de prisão.

Dia sangrento

Bombardeios de Israel fez um ataque aéreo ao Líbano no dia 23 de setembro matando 492 pessoas e deixando mais de 1,6 mil feridas.

O dia foi considerado mais sangrento no Líbano desde 2006, quando houve uma intensa guerra entre Israel e o Hezbollah. 

O bombardeio israelense desta segunda também é o mais amplo já conduzido no território do Líbano desde o início da troca de agressões entre Israel e o

Hezbollah, há quase um ano.

79ª Assembleia Geral da ONU

Lula discursou no Assembleia da ONU/ Crédito da imagem: Governo Federal/ Ricardo Stuckert / PR

No dia 24 de setembro, o presidente Luis Inácio Lula da Silva fez o discurso da abertura da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Veja abaixo alguns temas citados pelo presidente do Brasil:

  • Saudação à delegação palestina que participou pela primeira vez do evento como observadora

  • Pacto para o Futuro, documento que inclui o Pacto Digital Global e a Declaração sobre as Gerações Futuras. O Pacto é o resultado de um processo de anos que, de forma inclusiva, busca adaptar a cooperação internacional às realidades de hoje e aos desafios de amanhã.

  • Crítica aos gastos com armamentos, em detrimento do combate às desigualdades e às emergências climáticas

  • Conflito na Ucrânia e no Oriente Médio e guerras no Sudão e no Iêmen que já atingem 30 milhões de pessoas.  Alerta para a possibilidade de um conflito

    generalizado.

  • Enchentes no Sul e incêndios florestais

  • Mudanças climáticas

  • Desmatamento zerado até 2030 

  • Defesa que as populações indígenas e dos territórios afetados sejam ouvidas e façam parte das decisões sobre o clima.

  • Brasil passou a desenvolver combustíveis renováveis há cinco décadas, quando o mundo ainda não priorizava o tema.

 



Fonte