Cederj libera resultado de isenção e cotas do Vestibular 2022/1


O Consórcio Cederj divulgou nesta segunda-feira, 18 de outubro, o resultado dos pedidos de isenção da taxa e da pré-inscrição em cotas e ações afirmativas do Vestibular 2022/1. 

Confira os resultados

A revisão da documentação que comprove o direito aos benefícios pode ser solicitada até esta terça-feira, 19 de outubro, no mesmo site onde consulta o resultado.

Os candidatos isentos da taxa de inscrição e/ou pré-inscritos nas cotas ou ações afirmativas terão que fazer suas inscrições no Vestibular 2022/1 do Cederj até 28 de outubro. 

Para quem foi a isenção?

A isenção da taxa foi para candidatos com renda familiar per capita (por pessoa) de até R$ 1.380, sendo obrigatória a sua solicitação para quem optou por se pré-inscrever para as cotas (Lei Estadual nº 5.346/2008 e nº 8.121/2018). 

E as cotas e ações afirmativas?

As cotas e ações afirmativas são diferentes modalidades de reserva de vagas adotadas pelas instituições que fazem parte do Vestibular 2022/1 do Cederj. Confira abaixo os critérios:

Cotas – apenas para vagas da UERJ e UENF

  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
  • Negros ou indígenas.
  • Pessoas com Deficiência.
  • Filho de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária que foram mortos ou incapazes em razão do serviço.

Ações Afirmativas – para cursos da UFRRJ

  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Caso não tenha solicitado a isenção, fica a critério do candidato utilizar ou não a nota do Enem na seleção. 

Ações Afirmativas – para cursos da UFRJ, UFF, UNIRIO e CEFET

  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. É obrigatório ter feito o Enem para se inscrever nas ações afirmativas para UFRJ, UFF, UNIRIO e CEFET, exceto se o candidato tiver solicitado a isenção da taxa de inscrição.

Vagas do Vestibular 2022/1

A oferta do Vestibular 2022/1 é de 7.594 vagas em cursos superiores a distância (EaD). As oportunidades são para as instituições que constituem o consórcio: Cefet-RJ, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UniRio e UFRRJ. 

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

UFF e UNIRIO destinam 20% das vagas de suas licenciaturas para professores da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal), já na UFRJ a reserva é de 10%.

Já as vagas do curso de Tecnologia em Segurança Pública são exclusivas para profissionais da ativa da Segurança Pública (policiais civis e militares do Estado do Rio de Janeiro, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros, policiais rodoviários federais, policiais federais, membros das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), agentes portuários e policiais civis e cilitares de outros estados).

As oportunidades do processo seletivo são para 17 cursos superiores gratuitos: História, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Engenharia Meteorológica, Sistemas de Computação, Gestão de Turismo e Segurança Pública. 

Enem

As instituições que integram o Consórcio Cederj reservam vagas para o ingresso pelas otas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja quais as edições aceitas por cada instituição:

  • UENF, UFRJ, UNIRIO E CEFET/RJ: 2018, 2019 ou 2020

  • UFRRJ: 2017, 2018, 2019 ou 2020

  • UFF: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020

Como será o Vestibular?

Candidatos que optarem pelo Enem saberão o resultado do ingresso com as notas em 11 de novembro. 

Já os optantes pela seleção tradicional terão acesso ao cartão com os locais de prova de 6 a 10 de dezembro.

As provas serão aplicadas em 12 de dezembro, a partir das 10h, as quais serão compostas por uma redação e 45 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História.

O Cederj divulgará as notas das provas objetivas em 16 de dezembro. A pontuação da redação, por sua vez, será informada no dia 23 seguinte.

A previsão para divulgação do resultado final do Vestibular 2022/1 é de 7 de janeiro de 2022. Reclassificações são esperadas para 14, 19 e 24 de janeiro. 

Mais informações no edital e pelo site do Vestibular.



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X