Com redução de inscritos, Unesp libera concorrência do Vestibular 2022


A Universidade Estadual Paulista (Unesp) registrou 69.029 inscritos na disputa pelas 7.690 vagas oferecidas no Vestibular 2022, 11.445 candidatos a menos do que na edição do ano passado. Os dados podem ser conferidos na relação candidato/vaga divulgada pela instituição.

Veja a concorrência completa

Os cursos mais concorridos do Vestibular 2022 são:

  • Medicina – Botucatu: 261,4 candidatos por vaga
  • Psicologia (Integral) Bauru: 47,5 candidatos por vaga
  • Direito (Matutino) – Franca: 39,4 candidatos por vaga
  • Ciências Biomédicas (Integral) – Botucatu: 35,5 candidatos por vaga
  • Medicina Veterinária (Integral) – Botucatu: 27,9 candidatos por vaga

Em relação ao perfil dos candidatos, dos mais de 69 mil inscritos, 43.803 são mulheres e 25.226 são homens. 

A Unesp reserva 50% das vagas do Vestibular 2022 para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), ou seja, oportunidades destinadas aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro do percentual de cotistas, 35% são para pretos, pardos e indígenas. 

Como e quando será o Vestibular?

O Vestibular 2022 da Unesp será realizado em duas fases gerais, além das provas de habilidades específicas para algumas carreiras. 

Seguindo o modelo excepcional adotado na pandemia, a primeira etapa será dividida em dois para que a quantidade de candidatos nos locais de provas seja menor. Veja:

  • 1ª fase: 14 e 15 de novembro – primeiro dia para cursos da áreas de biológicas; segundo para exatas, humanas e treineiros.

As provas da primeira etapa serão compostas por 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais. Em 6 de dezembro, a Unesp divulgará os nomes dos classificados para a segunda fase do Vestibular 2022.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

A segunda etapa será realizada em 19 de dezembro. As provas serão constituídas de uma redação e 60 questões sobre Ciências da Natureza e Matemática, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

Habilidades Específicas

O cronograma das provas de habilidades específicas muda de acordo com a faculdade/unidade acadêmica, confira:

  • 10 de dezembro: provas presenciais para os cursos de Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo
  • 12 a 15 de dezembro: Atividades online – upload de arquivos de Licenciatura em Música e Música (Composição, Regência, Canto Erudito e Instrumentos) do Instituto de Artes de São Paulo
  • 13 a 18 de dezembro: provas presenciais para os cursos de Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo
  • 17 de dezembro: provas presenciais de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru

Resultado e demais chamadas

O resultado final do Vestibular 2022 da Unesp está previsto para 27 de janeiro de 2022.

A expectativa é de que outras chamadas sejam realizadas pela universidade em 3, 9, 11, 15, 17, 21, 23 e 25 de fevereiro e no dia 3 de março.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do Vestibular Unesp.



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X