A nova edição do renomado Times Higher Education World University Ranking lista 2.092 instituições de ensino superior de 115 países e regiões, 185 a mais do que a edição passada, de acordo com 18 indicadores de qualidade de ensino, pesquisa, indústria e perspectiva internacional.
Reunimos, a seguir, os destaques do recém-publicado Times Higher Education World University Ranking 2025.
Tópicos deste artigo
A melhor universidade do mundo segundo a Times Higher Education
Para compilar o ranking desta edição, a Times Higher Education analisou 472.694 pontos de dados de 2.860, incluindo 157 milhões de citações, 18 milhões de publicações de pesquisa e as respostas de mais de 93.000 acadêmicos globalmente.
A University of Oxford, no Reino Unido, conquistou o primeiro lugar do ranking pelo nono ano consecutivo, com pontuações ainda melhores em envolvimento da indústria e qualidade do ensino em relação ao ano passado.
Embora Reino Unido e Estados Unidos permaneçam predominantes na lista como sempre, com 25 e 55 universidades no top 200 respectivamente, a reputação do ensino superior das duas potências vem se deteriorando ano a ano no Times Higher Education World University Ranking, perdendo posições para instituições de outros lugares.
O país que mais cresce no ranking é a China. Além de ser a melhor universidade da Ásia, a Tsinghua University mais uma vez quase consegue um lugar entre as dez melhores do mundo, ficando em 12a. Não só isso, sete universidades chinesas ficaram no top 100. No total, a Ásia conseguiu 823 posições no Times Higher Education World University Rankings 2025.
Austrália e Nova Zelândia, por outro lado, caíram na lista. Dezessete das instituições australianas conseguiram posições inferiores – sete delas, inclusive, registraram os piores resultados em pelo menos nove anos – e nenhuma das oito universidades neozelandesas melhorou o desempenho em relação à edição passada. A melhor colocada da Austrália foi a University of Melbourne, em 39º lugar, e da Nova Zelândia, a University of Auckland, empatada em 152o.
Outro grande destino de estudo, o Canadá tem três universidades entre as 100 melhores do mundo esse ano: University of Toronto (21a), University of British Columbia (41a) e McGill University (45a).
Top 10 do Times Higher Education World University Rankings 2025
-
University of Oxford, Reino Unido
-
Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA
-
Harvard University, EUA
-
Princeton University, EUA
-
University of Cambridge, Reino Unido
-
Stanford University, EUA
-
California Institute of Technology, EUA
-
University of California, Berkeley, EUA
-
Imperial College London, Reino Unido
-
Yale University, EUA
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
O desempenho do Brasil
A Universidade de São Paulo (USP) teve o seu melhor desempenho desde 2013: na 199° posição, ela conseguiu um lugar entre as 200 melhores universidades do mundo.
O Brasil, inclusive, foi um de apenas três países que conquistaram um novo lugar no top 200 em relação à edição 2024 do ranking. Os outros dois foram a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) continua a segunda melhor do Brasil na faixa 351-400. Já a terceira melhor, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) melhorou seu desempenho, subindo da faixa 801-1.000 para 601-800 este ano.
Veja o ranking na íntegra aqui.