Confira dicas para o Vestibular 2021 da Fuvest


No próximo domingo, 10 de janeiro, começa o Vestibular 2021 da Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest). Mais de 130 mil estudantes estão na disputa pelas vagas dos cursos da Universidade de São Paulo (USP).

Mais: Fuvest 2021 – Veja os locais de prova da 1ª fase

Veja também: Cursos mais concorridos do Vestibular 2021 da Fuvest

O vestibular da USP é o maior do país e muitos estudantes de todas as regiões sonham e conquistar uma vaga na instituição. Com isso, é muito comum que a ansiedade tome conta dos dias que antecedem à prova e, para que essas questões emocionais não interfiram no resultado, é necessário que o vestibulando esteja muito bem preparado.

Pensando nisso, junto com o Curso Poliedro, preparamos algumas dicas importantes para quem vai fazer a prova da Fuvest no próximo domingo. Confira!

O processo seletivo da Fuvest é aplicado em duas fases. A primeira fase, no domingo, será constituída de 90 questões, sendo algumas interdisciplinares, sobre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. Os candidatos terão 5 horas para responder.

Na segunda fase, realizada em dois dias (21 e 22 de fevereiro), os candidatos vão contar com provas de conhecimentos específicos discursivas e a redação.

Acesse as provas anteriores da Fuvest

Às vésperas da prova não é indicado que o aluno altere radicalmente sua rotina. Abrir mão dos estudos ou investir esforços muito maiores pode impactar no desempenho do estudante, seja pelo esquecimento do conteúdo ou pelo cansaço. O ideal é manter o ritmo empenhado ao longo do ano e aproveitar os dias para a revisão. Assim, pode entender possíveis pontos de defasagem e as habilidades conquistadas ao longo do período.


  • Evite se comparar com outros estudantes  

Cada um deve fazer a sua parte, respeitando seu ritmo e entendendo que o processo não é perfeito. É importante ter o hábito de estudar todo dia, com organização e empenho, mas não criar expectativas e metas como, por exemplo, querer fazer todas as tarefas ou tirar uma determinada nota no simulado.

Se você quiser manter o ritmo e aproveitar os últimos dias antes da prova para revisar temas que ainda tem um pouco de dúvida, tente assistir vídeoaulas. Nelas os professores costumam trabalhar com os temas mais exigidos na prova e você ainda pode assistir de forma confortável por um tablet ou smartphone sem que o tempo seja cansativo.

Confira as vídeoaulas gratuitas do Brasil Escola


  • Busque o equilíbrio emocional 

Conversar com os amigos e com profissionais de orientação educacional pode ajudar bastante, assim como praticar atividades físicas. Organize sua agenda incluindo alguma delas de forma regular. Também é importante não abrir mão dos momentos de descontração! Reserve um tempo para as pessoas de quem gosta e busque programações que proporcionem bem-estar.  

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉


  • Preserve seu corpo na véspera da prova 

Procure não fazer atividades que exijam muito do corpo ou que apresentem algum risco de contágio por Covid-19. Busque ingerir alimentos leves, beba bastante água e tenha uma boa noite de sono. Procure manter uma postura otimista! Pensar positivo pode reduzir a ansiedade e proporcionar um melhor desempenho.  


  • Esteja preparado para a Redação  

A redação da Fuvest, aplicada na segunda fase, é considerada a mais difícil e exigente entre todos os vestibulares. A nota tem grande peso, equivalente a 40% da nota final do candidato. A grade de correção é rigorosa e poucos alunos alcançam a pontuação máxima. O texto, em formato dissertativo-argumentativo, requer a defesa de um lado. Não fique em cima do muro, pois isso pode levar à anulação do texto. Aproveite este momento de revisão de conteúdos para reforçar a preparação na redação!


  • Assista as análises literárias

Para esta seletiva a Fuvest exige a leitura obrigatória de nove obras literárias. As obras são cobradas na prova de Português e trazem representações de diferentes períodos da literatura. Por isso, nem sempre o entendimento delas é simples e, antes da prova, é bom acompanhar a análise feita por especialistas no assunto para ajudar você a compreender melhor o contexto de cada uma. Veja as análises das obras da Fuvest 2021.

Veja também: Obras literárias do Vestibular 2021 da Fuvest

Vestibular 2021

Nesta seletiva a USP está oferecendo 8.242 vagas, sendo metade reservada aos estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, com percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

As provas desta primeira fase serão aplicadas das 13h às 18h, no Estado de São Paulo, e os candidatos devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência, levando documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul.

Além das recomendações tradicionais do vestibular, neste ano o uso da máscara de proteção facial é obrigatório e os candidatos também devem seguir todas as instruções propostas pela Fuvest no protocolo de segurança em relação à pandemia.

Para mais informações acesse o Site da Fuvest ou consulte o Manual do Candidato.





Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X