A UFPR já anunciou as obras literárias que serão cobradas no Vestibular 2026. A lista apresenta material que cairá nas provas de literatura, sociologia e filosofia.
Conforme a Universidade Federal do Paraná (UFPR), os livros serão cobrados nas provas da primeira fase, que contam com questões objetivas, e da segunda fase, que terão questões discursivas.
As datas do Vestibular 2026 da instituição paranaense ainda não foram informadas. O resultado do Vestibular 2025 da UFPR saiu na última sexta-feira (17).
Livros do Vestibular 2026 da UFPR
A UFPR informou que a lista de livros para a prova de literatura brasileira não teve alterações em relação ao processo seletivo anterior. Já para as provas de sociologia e filosofia serão cobradas obras novas também.
Livros para prova de literatura brasileira do Vestibular 2026 da UFPR

Livros para prova de sociologia do Vestibular 2026 da UFPR
Veja abaixo os livros:
-
DAFLON, Verônica; SORJ, Bila (Orgs.). Clássicas do Pensamento Social: mulheres e feminismos no século XIX. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021.
-
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
-
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
-
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Marcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. Mantido
-
BENTO, Cida. Pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
Livros para prova de filosofia do Vestibular 2026 da UFPR

Confira abaixo os livros indicados:
-
Platão. A República. Traduçãode: Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: EDUFPA, 2000. (Livro 1)
-
Montaigne, Michel. Dos coxos. In: Ensaios, livro 3. Tradução Sérgio Milliet. Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1984.
-
Popper, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Editora Cultrix, 2008. (Cap. 1)
-
Chaui, Marilena. “Cultura e democracia”. In: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, no. 1 (jun.
-
2008). Buenos Aires: CLACSO. MANTIDO
-
Krenak, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Cia das Letras, 2020
Curso de Música do Vestibular 2026 da UFPR
A UFPR também anunciou os livros que serão cobrados na prova da segunda fase do Vestibular 2026 do curso de Música.
-
BENNETT, R. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
-
BENNETT, R. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
-
BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
-
EDLUND, L. Modus Vetus. Nova Iorque: Chester Music, 1994.
-
LEMOINE, E, CARULLI, G. Solfeo de los solfeos. Volumen 1A. Editapsol.
-
MED, B. Teoria da Música. Brasília: Musimed, 1996.
-
POZZOLI, H. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical. Partes I e II. São Paulo: Ricordi do Brasil.
-
SEVERIANO, J. Terceiro tempo: a transição (1946-1957) e Quarto tempo: a modernização (1958-). In_. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 273 – 462.
-
WISNIK, José Miguel. Som, ruído e silêncio. In: O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 15-68
Leia também:
Dia Mundial do Livro: veja obras cobradas em vestibulares e Enem