Comemora-se hoje, 11 de dezembro, o Dia do Engenheiro. O mercado de trabalho para o profissional é amplo, mas específico, uma vez que a Engenharia tem mais de 20 habilitações, como, por exemplo, Engenharia Civil e Engenharia de Computação.
De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Dia do Engenheiro é celebrado hoje porque, no dia 11 de dezembro de 1933, as profissões de Engenharia foram regulamentadas pelo Decreto 23.569.
Perfil do engenheiro
Gostar de números e fazer cálculos. Esse é o perfil básico do estudante quer ser engenheiro, pois a graduação é composta majoritariamente por disciplinas do ramo das ciências exatas.
Outras características do futuro engenheiro são: ser estratégico e organizado, saber lidar com planejamentos, ser proativo e ter espírito de liderança.
Cursos para ser engenheiro
O engenheiro é um profissional que trabalha em uma área específica da Engenharia. Para isso, ele deve estudar um curso de graduação que tenha uma habilitação específica, como, por exemplo, civil (engenheiro civil).
Hoje, as grandes universidades, como as federais, oferecem pelo menos cinco opções de cursos de Engenharias. Geralmente, os cursos mais tradicionais são também os mais procurados, tais como Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Engenharia de Alimentos.
Cursos de engenheiro mais oferecidos nas universidades
Engenharia Civil
A Engenharia Civil é o ramo da Engenharia que capacita profissionais para o trabalho na construção civil e urbana, saneamento, geotecnia, hidráulica, estruturas e fundações, rodovias e transportes. O engenheiro civil tem como funções projetar, executar e gerenciar diferentes obras.
Engenharia Elétrica
A Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia responsável por gerar, transmitir e distribuir energia elétrica. O engenheiro eletricista é o profissional apto a trabalhar com circuitos e sistemas integrados, sendo de sua responsabilidade etapas como pesquisa, projeção, criação, instalação e manutenção.
Engenharia de Alimentos
A Engenharia de Alimentos trabalha com as principais técnicas para garantir um processo saudável e de conservação dos alimentos em uma indústria. O engenheiro de alimentos é quem supervisiona as etapas de produção de um alimento desde a sua fase inicial até a distribuição. O profissional também está apto a desenvolver embalagens para os produtos, planejar processos de produção e até mesmo criar novos tipos de alimentos.
Engenharia de Computação
A Engenharia de Computação é o ramo das engenharias que forma profissionais habilitados para o desenvolvimento de hardware e software. O engenheiro de computação desenvolve programas, circuitos eletrônicos, computadores e seus acessórios, além de gerenciar redes e sistemas.
Engenharia de Produção
A Engenharia de Produção é a área profissional que trabalha com o processo de produção de qualquer tipo de produto. As tarefas exigem planejamento, muita atenção e um perfil dinâmico, com capacidade para lidar com problemas em áreas distintas e resolvê-los da melhor forma possível. Os engenheiros de produção lidam com todo o processo que envolve a criação de um produto, seja ele alimentício, cosmético, eletrônico, automobilístico e muitos outros que estão no mercado.
Engenharia de Software
Durante o curso, que tem a duração mínima de cinco anos, os estudantes são preparados para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, aplicando tecnologias e práticas de ciência da computação, gerência de projetos e outras disciplinas. O engenheiro de software deve ser capaz de dominar tecnologias de programação e possuir habilidades com raciocínio lógico e matemático.
Outros cursos de graduação para ser engenheiro
Mercado de trabalho para engenheiros
O mercado de trabalho para engenheiros é amplo, mas segue a demanda de cada área de atuação. Para a carreira de Engenharia de Software, por exemplo, o mercado tem crescido muito nos últimos anos e a tendência é que isso continue por muito tempo, já que o engenheiro de software é exigido em praticamente todas as áreas.
Outro curso da área de Engenharia com aumento da demanda é Engenharia de Produção. Normalmente, o profissional trabalha em indústrias, que podem ser de eletrodomésticos, de máquinas e equipamentos, automóveis, entre outras. Nos últimos anos, têm crescido a procura por esses profissionais em áreas de consultoria e finanças, pois os engenheiros de produção também estudam estatística e economia na faculdade.