No momento, você está visualizando Designer gráfico: conheça mais da vida profissional

Designer gráfico: conheça mais da vida profissional

  • Categoria do post:Vestibulares


Design gráfico transforma o simples em belo. Profissionais desta área são organizados e precisam ter um senso artístico e estético muito apurados. É necessário, também, muito estudo e saber se adaptar às demandas que irão aparecer.

Para compreender melhor como é o dia a dia de uma profissional de design gráfico, conversamos com Clara Rezende, designer formada na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e hoje residente na cidade de São Paulo. 

Veja o que descobrimos!

Clara Rezende. Créditos: Carol Siqueira

Tópicos deste artigo

A escolha pelo design

Clara nos explica que sempre teve muita afinidade com o que exigia criação, mas até prestar o vestibular, ela não conhecia o curso de design. Tanto é que ela chegou a ser aprovada para cursar engenharia, mas optou por não seguir esse caminho.

Ela começou a pesquisar sobre os cursos que estavam à sua disposição e descobriu o design, logo apaixonou-se. Descobriu um curso de design disponível em sua cidade e ele era na UFAM, o que foi uma ótima notícia, pois, ela tinha o desejo de se formar em uma faculdade pública.

Rotina de uma designer

Clara nos conta que tem um emprego fixo e também realiza muitos trabalhos na modalidade de freelancer. Ela faz um pouco de tudo na área do design, faz a parte gráfica, motion design, editorial e outras funções.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Entre as atividades cotidianas dos designers está o desenvolvimento de identidade visual para companhias. Eles que dão a “cara” das empresas e repartições públicas, por isso, há certos símbolos e cores que só de bater o olho já lembramos de uma marca, produto ou serviço. 

Características de uma boa designer

Clara afirma que ela enxerga 3 principais características em designers de destaque. Ela afirma:

“Para você descobrir coisas, pegar referências, acho que você precisa ser uma pessoa curiosa. Você precisa querer apreender, por que, como disse, tem muita coisa para se fazer no design, precisa ter conhecimento, precisa saber resolver problemas.


Acho que organização também, porque chega um ponto que você precisa ter seus processos bem definidos e saber organizar todas as suas demandas.”

Dicas para jovens que querem se tornar designers

Pedimos que a Clara desse um conselho para alunos que desejam se tornar designers. Ela disse ser necessário estudar com bastante foco, e acreditar que é possível passar no vestibular, mesmo que seja complicado, é possível.

Ela diz para não desistirem, que se não conseguirem aprovação na primeira vez, irão conseguir nas próximas. Ela finaliza:

“Acredite que você vai construir um futuro bem bonito, bem brilhante!”

 

Por Tiago Vechi

Jornalista



Fonte