No Vestibular da UERJ, inicialmente os estudantes precisam se qualificar para, depois, escolher o curso de graduação. Por isso, este processo seletivo é diferente de outras universidades, como, por exemplo, Fuvest (cursos da USP) e da Unicamp.
Considerado um dos maiores vestibulares do país, pela grande quantidade inscritos e pela grande oferta de vagas, o Vestibular da UERJ adotou esse modelo de seleção no início dos anos 2.000.
No vestibular da UERJ, primeiro os candidatos devem fazer o Exame de Qualificação (EQ), que conta com 60 questões objetivas de conhecimentos gerais. Caso não consigam aprovação, é aberto um segundo EQ.
Somente os aprovados no Exame de Qualificação podem participar da próxima etapa, chamada Exame Discursivo. É somente nesta fase que os vestibulandos escolhem a carreira.
Como funciona o vestibular da UERJ?
Marcia Gonçalves, diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) da UERJ, acredita que o vestibular da universidade funciona de uma forma muito focada na avaliação de competencias e habilidades dos candidatos e candidatas.
A profissional reforça, ainda, que o processo seletivo não é uma prova que investe na pegadinha, muito pelo contrario.
“No Vestibular da UERJ 2025, os candidatos verão situações problema, aplicarão conhecimentos, conceitos e reflexões ligadas às quatro áreas do conhecimento, nas quais os currículos da educação básica e também a prova do Enem se organizam”
Vale lembrar que as quatro áreas do conhecimento citadas pela também professora são:
A diretora acredita que um dos diferenciais do Vestibular da UERJ é que primeiro o estudante precisa obter conceitos, ou seja, ser qualificado, para depois fazer a segunda etapa do vestibular.
“Ao oferecer dois exames de qualificação, a UERJ oferece uma segunda chance para aqueles que não conseguiram atingir os referidos conceitos necessários”
O 1º EQ da UERJ 2025 ocorreu no dia 9 de junho. Já o 2º exame foi em 8 de junho. Foram aprovados para o Exame Discursivo os vestibulandos que acertaram, ao menos, 40% da prova.
Dicas para o Vestibular da UERJ 2025
A diretora do DSEA da UERJ Marcia lista abaixo algumas dicas específicas para o vestibular da universidade:
-
Tenha cuidado, dedicação e compromisso com o estudo cotidiano;
-
Leia a revista do vestibular da UERJ, que conta com os temas mais recorrentes nas provas;
-
Confira as questões comentadas também da revista para entender as perguntas e respostas;
-
Estabeleça sua melhor estratégia de estudo;
-
Conheça a prova para ter um percurso de estudo bastante eficaz.
Exame Discursivo UERJ 2025
As provas do Exame Discursivo 2025 da UERJ serão aplicadas no dia 1º de dezembro. O acesso ao cartão de confirmação já pode ser feito.
O exame terá questões de Língua Portuguesa, de Redação e de outras duas disciplinas específicas aos cursos escolhidos, valendo 20 pontos cada.
A previsão é que o resultado do processo seletivo seja publicado no dia 15 de janeiro de 2025. O Vestibular da UERJ 2025 oferece mais 3,6 mil vagas.
Acesse o calendário do vestibular da UERJ 2025
Vagas do Vestibular 2025 da UERJ
O Vestibular da UERJ 2025 oferece mais 3,6 mil vagas para ingresso no 1º e no 2º semestre. Dentro desse universo, há vagas reservadas a estudantes da rede pública, negros, indígenas e quilombolas.
Há ainda um percentual de vagas destinado a a pessoas com deficiência e filhos de policiais civis, de policiais militares, de policiais penais e de bombeiros militares, mortos ou incapacitados em razão do serviço.
Os cursos da UERJ situam-se nos seguintes campi:
-
Campus de Ciências Biológicas e da Saúde I – Hupe / FCM / Ibrag
-
Campus de Ciências Biológicas e da Saúde I – Enfermagem / Odonto
-
Campus de Ciências Biológicas e da Saúde II – PPC
-
Campus Duque de Caxias – FEBF
-
Campus Ilha Grande (Ceads e Ecomig)
-
Campus Maracanã
-
Campus Petrópolis
-
Campus Regional de Resende (FAT)
-
Campus Regional Instituto Politécnico (IPRJ)
-
Campus São Gonçalo – FFP
-
Campus Teresópolis
-
Campus Uerj Cabo Frio
-
Campus Zona Oeste
Para mais informações, acesse a página do vestibular da UERJ.
Crédito da imagem:
[1] Arquivo pessoal
[2] Divulgação UERJ (Facebook)