No momento, você está visualizando Enade 2023: resultado publicado – Brasil Escola

Enade 2023: resultado publicado – Brasil Escola

  • Categoria do post:Vestibulares


O resultado do Enade 2023 foi divulgado nesta sexta-feira, 14 de abril, durante a coletiva de imprensa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Também estão disponíveis os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Resultado do Enade 2023

Foram publicados os desempenhos individuais, microdados, os relatórios de cursos e instituições, sínteses de área e o Conceito Enade. Essas informações são essenciais para avaliação do ensino superior no Brasil e formulação de políticas públicas.

Leia também: Conheça o Enade das Licenciaturas que começou a ser aplicado em 2024

Resultado do Enade 2023

Para acessar o boletim de desempenho individual do Enade 2023, é preciso realizar login com CPF e senha, e apenas o estudante pode ver o seu próprio resultado. Já os resultado de cursos, instituições e área de avaliação são disponibilizados para consultas públicas.

Os relatórios produzidos são utilizados pelas instituições para avaliarem e melhorarem suas graduações. Também é calculado o Conceito Enade, um indicador de qualidade da educação superior que avalia o desempenho dos estudantes na prova.

As sinopses estatísticas e os microdados revelam comparações, tabelas e informações especificas referentes à realização da prova, além de um compilado das respostas fornecidas no Questionário do Estudante.

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova que mensura o desempenho dos estudantes de graduação no país. Esse exame é aplicado desde 2004 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os cursos a serem avaliados variam conforme o ano de aplicação do Enade, e a divisão é feita em três grupos, sendo eles:

I –  Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias, Arquitetura e tecnologias nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

II – Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras, Artes, Ciências Humanas (Licenciatura), Ciências da Saúde (Licenciatura) e tecnologias nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

III –  Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas (Bacharelado) e tecnologias nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.



Fonte