Encceja 2020: gabaritos estão disponíveis para consulta


Os cadernos de provas e os gabaritos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 foram divulgados nesta quarta-feira, 1º de setembro. 

O Inep não aceitará recursos contra os gabaritos divulgados, sendo as respostas esperadas apenas para fins pedagógicos. 

Baixe as provas e gabaritos do Encceja 2020

As provas do Encceja 2020 foram realizadas no último domingo, 29 de agosto. O exame foi adiado em um ano por causa da pandemia de covid-19.

Apenas 474.079 pessoas compareceram às provas, o que representa 29,5% dos inscritos. O Encceja 2020 teve mais de 1,6 milhão de inscritos, dos quais 301.438 foram para certificação do ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio. 

Quem compareceu teve que fazer provas em dois períodos:

Ensino Fundamental

  • Matutino: 30 questões distribuídas por Ciências Naturais e Matemática
  • Vespertino: Redação + 30 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia

Ensino Médio

  • Matutino: 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias
  • Vespertino: Redação + 30 questões de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Reaplicação 

Os participantes que tiveram problemas logísticos ou que não puderam estar presentes por doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação das provas até este sábado, 4 de setembro. Anteriormente, o prazo final era sexta-feira (3), mas o Inep suspendeu o sistema de solicitações por um dia para corrigir instabilidades e, por isso, optou pela prorrogação do período. 

São doenças infectocontagiosas citadas pelo Inep: covid-19, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela.

Já os problemas logísticos que impediram a realização das provas incluem falta de energia elétrica no local do exame, desastres naturais etc.

Os participantes que tiverem as solicitações aprovadas terão a reaplicação do Encceja 2020 em 13 e 14 de outubro, mesmas datas do exame para privados de liberdade (Encceja PPL).

Certificação

A data de divulgação do resultado do Encceja 2020 não foi informada pelo Inep. Normalmente, as notas são liberadas até 100 dias após a aplicação das provas regulares. 

O participante deve tirar 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação para ser aprovado no Encceja 2020. A pontuação da redação vai de 0 a 10, já o exame tem a nota calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A pessoa que não for aprovada em todas as provas, mas tiver a pontuação necessária em uma ou mais áreas poderá solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja 2021. 

O certificado do Encceja 2020 deverá ser solicitado nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep, assim como a declaração de proficiência. 

Mais informações pelo site do Inep ou no telefone 0800 616161. 



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X