Enem 2020 terá salas especiais para participantes do grupo de risco para covid-19


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 24 de novembro, novas regras para prevenção ao coronavírus durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Entre as medidas, além da redução no número de pessoas em uma única sala de aula, o Inep também vai oferecer uma sala especial aos participantes que fazem parte do grupo de risco ao contagio do covid-109. As salas especiais terão, no máximo, 12 pessoas.

Se encaixam no grupo os seguintes participantes: gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas. Esses participantes não precisam se preocupar em fazer as solicitações de salas, já que os perfis foram identificados com base nas inscrições.

Como as salas terão a capacidade reduzida, o número de locais de provas será apliado. No Enem 2019, foram utilizadas 145 mil salas de aplicação e, no Enem 2020, a estimativa é que a aplicação seja feita em 205 mil salas, distribuídas por 14 mil pontos de aplicação em todo o país.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Doenças infectocontagiosas

Os participantes que estiverem com coronavírus ou outras doenças transmissíveis nos dias das provas poderão pedir a reaplicação. Alguns exemplos de doenças infectocontagiosas são coqueluche, doença meningocócica, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

O participante deverá comunicar o Inep, na Página do Participante, antes da aplicação do exame para ter o direito à reaplicação.

Outras medidas de segurança

Em julho, o Inep já havia informado algumas medidas de prevenção ao coronavírus para os dias do Enem 2020. Os novos editais publicados estabeleceram o uso obrigatório de máscara em todo o local de prova, inclusive para os acompanhantes de mães que estiverem amamentando. 

Durante a ida aos banheiros, os participantes deverão fazer a higienização das mãos na entrada e saída. Todos os demais procedimentos de fiscalização deverão seguir o distanciamento entre as pessoas. 

As provas do Enem 2020 estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). 

Para mais informações acesse os editais (Impresso | Digital).





Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X