Enem 2021: veja dicas para a hora da prova de redação


A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está presente no primeiro dia de provas, que na edição de 2021 será em 21 de novembro. Única prova cuja pontuação varia de zero a 1000, a redação costuma ser crucial para a média final dos candidatos. Por isso, mandar bem na redação do Enem pode garantir uma aprovação.

Poucos são os estudantes que conseguem a nota máxima na redação do Enem. Na última edição, por exemplo, apenas 28 participantes tiraram a nota 1000. O Brasil Escola conversou com duas delas para pegar dicas específicas para a hora da prova.

Maria Júlia Passos, de Niterói/RJ, aconselha os participantes do Enem 2021 a ir direto para a prova de redação. “É bom fazer o texto enquanto ainda está relaxado. Abra logo a prova e leia a proposta de redação para já colocar o cérebro para pensar sobre o tema.”

Antes de iniciar o texto, Maju, como é chamada pelos amigos e familiares, sugere reescrever o tema na folha de rascunho e sublinhar as palavras-chave para não esquecer nenhum item que precisa ser abordado. Como exemplo, citou o tema “perpetuação da violência contra a mulher”, no qual é preciso escrever especificamente sobre a violência contra a mulher, não simplesmente sobre violência.

Leia sete redações nota mil no Enem 2020

Atualmente cursando Medicina, a jovem de 20 anos também aconselha anotar todas as informações que vêm na cabeça assim que ler a proposta de redação, desde obras a autores e personagens que têm relação com o tema – filmes, livros, filósofos etc. “Isso te ajuda a organizar as ideias para depois colocar as melhores no seu texto”, conclui Maria Júlia.

Por último, e não menos importante, Maju recomenda aos participantes que levam canetas de ponta fina para conseguir escrever mais. “Parece bobo, mas faz diferença.”

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Estratégia diferente

Júlia Sampaio, de Imperatriz/MA, também tirou 1000 na redação do Enem 2020, mas adotou uma estratégia diferente de Maria Júlia. Ela conta que intercalava a redação com as questões objetivas. “Acho que esse intercalar entre questões e redação era essencial pra mim, não conseguia pensar direito diante do nervosismo e aí precisava me distrair e pensar melhor durante as questões, e vice-versa”, explica Júlia.

No entanto, a maranhense de 18 anos também aconselha listar alguns pensamentos assim que ler o tema da redação do Enem. O participante pode escrever repertórios, argumentos e as causas e consequências do problema abordado no tema. Depois, leia os textos motivadores e filtre os argumentos mais pertinentes. “Os textos dizem o caminho que devemos argumentar durante a escrita”, comenta.

Entenda como as redações do Enem são corrigidas

Para Júlia, que atualmente também cursa Medicina, o principal da redação é mostrar para o corretor que você interpretou bem a proposta e soube usar os dados que foram dados nos textos motivadores.

“Acho que o melhor conselho é ter calma pra interpretar melhor o tema. Sem a interpretação dele e dos textos, não temos nada.” (Júlia Sampaio)

Dicas

Com base nos conselhos das duas estudantes e de outros que tiraram nota 1000 na redação do Enem, listamos algumas dicas para a hora da prova.

  1. Leia com atenção a proposta da redação;

  2. Sublinhe as palavras-chave do tema da redação;

  3. Antes de começar a escrever, liste o seu repertório sobre o tema;

  4. Use os dados e informações dos textos motivadores;

  5. Faça a redação quando estiver menos tenso, seja no início ou final;

  6. Use caneta de ponta fina;

  7. Separe pelo menos uma hora para escrever sua redação;

  8. Cite apenas autores e obras que se relacionam com o tema;

  9. Use palavras rebuscadas somente se necessário – não force;

  10. Não esqueça de separar ao menos 15 minutos para passar sua redação a limpo.



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X