Esperar o resultado do Vestibular e Enem ou se inscrever no cursinho?


A pandemia de Covid-19 fez com que muitas provas importantes fossem adiadas, como foi o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Consequentemente, os resultados estão demorando mais para sair e, com isso, o estudante pode ficar em dúvida: esperar as notas ou se matricular em cursinho pré-vestibular como segundo plano?

Conheça os cursinhos comunitários 

Muitos cursinhos já iniciaram suas aulas do preparatório para 2021, mas resultados como o do Enem 2020 só serão divulgados em 29 de março. Existem, ainda, instituições que nem concluíram seus vestibulares por causa do agravamento da pandemia, como é o caso da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp)

Enquanto os processos seletivos não se resolvem, os candidatos veem vários cursinhos avançando no conteúdo de suas turmas preparatórias e não sabem que decisão tomar. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar na escolha de qual caminho seguir. Confira!

  • Faça um balanço de sua participação no Vestibular/Enem: você estudou, se dedicou e aplicou seus conhecimentos nas provas ou fez grande parte na base do chute? Faça uma análise sincera das suas chances de aprovação para o curso desejado.  
  • Respeite seu tempo: dê um tempo para si, respeite seu corpo e sua mente. “Muitos alunos, mesmo em anos sem calendários modificados, começam duas ou três semanas depois do início das aulas. São estudantes que precisam de um tempo, de férias, para assimilar o retorno”, ressalta o coordenador do curso Poliedro de São José dos Campos, Márcio Guedes. 
  • Se for cursinho pago, busque os que não tenham multa por rescisão de contrato: pesquise bem e veja as regras dos contratos dos cursinhos, para que possa fazer a rescisão tranquilamente caso seja aprovado (a) após o início das aulas. 

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Estude de casa

Não quer arriscar um cursinho no momento? Que tal colocar os estudos em dia em casa, por conta própria? Você pode montar seu próprio cronograma de estudos, observando sua rotina e sua realidade. 

Teve que adaptar o último ano ao estudo em casa? Lembre o que teve de melhor na experiência e aplique na sua preparação, aprimore o que deu certo e descarte o que não serve para você. 

Ah! As videoaulas são uma ferramenta muito boa para esse aprendizado individual. Dê uma passadinha lá no canal do Brasil Escola no YouTube e fique por dentro do que rola na preparação para o Enem e vestibulares!

 



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X