Estratégias para a prova de Matemática do Enem 2021


Matemática é a única área do conhecimento cobrada no Enem que conta exclusivamente com questões da disciplina. Os participantes do Enem 2021 responderão as perguntas de Matemática no próximo domingo, 28 de novembro. Nesse dia, também será aplicada a prova de Ciência da Natureza, que envolve Biologia, Química e Física. 

Leia também: temas de Biologia e Química para revisar antes das provas do Enem 2021

Amada por alguns estudantes e temida e, por que não, odiada por outros, Matemática conta com grande peso no Enem. As 45 questões objetivas da disciplina equivalem a 25% da prova. Sendo assim, especialistas em educação destacam que quem domina a matéria pode se dar bem na outra área de conhecimento exigida no dia. 

Vale lembrar que as perguntas de Matemática podem ser específicas sobre algum tema da matéria ou abordar o conhecimento interdisciplinar do estudante, como, por exemplo, Química + Matemática ou Física + Matemática.

Matemática financeira é um dos temas que mais caem na prova de Matemática do Enem

“As grandezas proporcionais são de extrema utilidade e aplicação na Física e na Química, e a parte de álgebra e funções ajuda a resolver praticamente todos os problemas da Mecânica e da Eletricidade, e assim por diante. Então, quem estuda bem a Matemática poderá ter benefícios em diversas questões”, comenta o diretor-executivo de Consultorias do Poliedro Sistema de Ensino, Artur Costa Filho.

Dentro da Matemática, existem diversos assuntos ou tópicos. Costa ressalta que é muito importante que o estudante não veja cada tema da Matemática no Enem como isolado ou autossuficiente, visto que quase todas as matérias são interligadas dentro da própria disciplina. 

Estratégia para Matemática no Enem

Segundo o professor de Matemática do Brasil Escola, Pedro Itallo, é importante ter uma estratégia definida antes mesmo de começar a resolver a prova de Matemática no Enem 2021.

“Se você resolver a prova de Matemática de forma sequencial, na ordem, ou seja, questão por questão, não vai dar tempo de você fazer tudo. Por isso, você deve seguir uma estratégia, cujo ponto principal é fazer as perguntas fáceis primeiro; em seguida, as médias e, por último, as difíceis”, recomenda o professor Pedro Itallo.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Então, anote esses cinco itens e você terá boa nota garantida, de acordo com as justificativas do professor.

1 – Separe duas horas para a prova de matemática

Nesse dia, você terá duas provas para resolver durante 4 horas e meia. Deixe a metade do tempo para cada uma. Mas, não se esqueça de deixar meia hora para preencher o gabarito.

2 – Leia e destaque o comando da questão

Primeiro, leia o enunciado completo e, em seguida, destaque ou sublinhe as informações apresentadas para a resolução do item.

3 – Identifique o nível da questão

Você vai pré-caracterizar as questões, lendo rapidamente o texto, para detectar se a pergunta é fácil, média ou difícil. 

=>Questões fáceis: aquelas que você lê e já sabe o que tem que fazer. Você sabe que vai resolver a pergunta rapidamente.

=>Questão média: você lê a questão e percebe que sabe qual é o rumo que deve seguir. Entretanto, sabe que vai demorar mais a resolvê-la do que uma pergunta fácil.

=>Questão difícil: você lê a pergunta e não sabe como fazê-la. Mas, também pode ser algum assunto que você não estudou, como, por exemplo, Trigonometria, e por isso vai demorar mais tempo.

4 – Passe à prática

Faça, em um primeiro momento, as questões fáceis e média fáceis. Em um segundo momento, vá para as perguntas médias difíceis e, por último, as difíceis.

5 – Chute

Se você tentou resolver as questões e não conseguiu, a única alternativa é chutar. Mas, somente em último caso. 

Temas para Matemática no Enem

O Poliedro Educação realiza, todos os anos, uma coletânea com os temas mais cobrados nas provas do Enem. Conforme o estudo, os assuntos de Matemática que mais caem são:

  1.  Grandezas proporcionais e médias algébricas: 19,4% das questões da prova.

  2.  Problemas de 1° e 2° graus: 15,6% das questões

  3.  Porcentagem e Matemática Financeira: 7,2% das questões

Segundo o Poliedro, outros temas também costumam ser trabalhos nas provas. Confira:



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X