Estudar sozinho para o Enem lendo livros, acessando a internet, assistindo vídeoaulas e resolvendo exercícios e simulados. Essas são formas eficientes de o estudante se preparar para o exame e que podem, sim, dar resultado.
Frequentar um cursinho não é garantia que o aluno se dará bem nas provas, uma vez que dividir a sala de aula com colegas pode ser um fator que o incomode. As aulas podem ser cansativas ou ele pode ter dificuldade de atenção.
Especialistas em educação explicam que não existe forma certa ou errada de estudar para o Enem. O que vale é o jovem estudar sempre e com disciplina.
Também é interessante que o estudante tenha auto-conhecimento e que saiba quais são seus pontos fortes e pontos fracos. Por exemplo, se é determinado, se é organizado, se é preguiçoso, se é disperso, etc.
Se resolveu estudar de maneira individual, o aluno precisa ter, acima de tudo, muita disciplina e comprometimento. Afinal, preparar-se para o Enem sozinho exige que ele adote seu próprio método de estudo, monte seus horários e siga a sua própria rotina.
Como estudar sozinho para o Enem
Estudar sozinho para o Enem exige que jovem monte um cronograma de estudos e defina os horários para cada uma das disciplinas que serão cobradas nas provas do Enem.
O estudante também precisa verificar onde ele montará o seu espaço de estudos e quais ferramentas vai adotar, como, por exemplo, livros, cadernos, computador, ficharios e até o celular.
Por fim, é importante que o estudante avalie se estudar sozinho está dando resultado; se ele de fato está aprendendo e se ele se sente preparado para a prova após adotar essa forma de estudos.
Passo a passo para estudar sozinho para o Enem
1) Separe o conteúdo que vai cair
O conteúdo que cai no Enem é baseado na matriz de refêrencia divulgada no Edital do exame. Há muitos anos, as matérias são as mesmas; o que pode mudar são os assuntos da atualidade que podem ser cobrados nas provas.
2) Monte seu cronograma de estudos
Montar um cronograma de estudos que abranja todas as ocupações diárias vai ajudar nos estudos para o Enem sozinho. Por exemplo, caso o estudante trabalhe, ele terá horário mais reduzido do que aqueles que têm tempo o dia todo.
Saiba como montar seu cronograma de estudos
3) Organize as ferramentas de estudo
As ferramentas de estudo, como livros, têm que estar à disposição do aluno na hora dos estudos de forma individual para o Enem.
Veja abaixo as principais ferramentas de estudo para estudar sozinho para o Enem:
Internet
Já há alguns anos a internet é uma das principais ferramentas de estudos para o Enem. Nela, os estudantes podem acessar sites de estudos, como o Brasil Escola, assistir a vídeoaulas e até estudar por meio das redes sociais. O Instagram, por exemplo, ajuda bastante nos estudos para o Enem.
Aplicativos
Hoje, há inúmeras opções de aplicativos para ajudar nos estudos para o Enem. O trello, por exemplo, é um deles. Esse app ajuda a organizar os estudos, trabalhos, projetos, montar listas, etc.
4) Escolha onde vai estudar
O ideal é que o aluno estude em uma escrivaninha ou em uma mesa. Afinal, estar sentado evita que ele sinta sono, o que pode acontecer se ele estiver estudando deitado na cama ou sofá, por exemplo.
5) Separe um tempo para o descanso
Estudar sozinho para o Enem por horas a fio pode não ser interessante. Descansar a mente é preciso para rendar mais. Também é interessante um intervalo para fazer alongamentos ou comer algo,
A técnica Pomodoro, por exemplo, é uma forma de otimizar o tempo de estudos e tarefas que adota momentos de intervalo.
Dicas para estudar sozinho para o Enem
-
Avalie se estudar de forma individual é para você
-
Defina sua técnica de aprendizado
-
Veja qual conograma de estudos é melhor para você
-
Tenha organização
-
Cumpra os horários
-
Descanse quando achar necessário
-
Evite cobrar-se tanto