Julho é mês de férias na escola e nos cursinhos. Mas, quem é vestibulando pode ficar na dúvida entre estudar e descansar nesse período. Afinal, faltam menos de quatro meses para o Enem 2023 e para os principais vestibulares do país.
Mesmo sendo um ano decisivo para o vestibulando, especialistas em educação acreditam que, nas férias, pode ser mais interessante descansar e relaxar para, depois, voltar às aulas com mais disposição e foco.
Vanessa Rasquinho, professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), afirma que é importante que o estudante aproveite as férias justamente para dar um descanso para a mente.
“É necessário que, nas férias em ano de vestibular e Enem, os estudantes tenham um tempo para o descanso, se desconectar, realizar atividades novas, conhecer um novo lugar, curtir a família e os amigos; enfim, relaxar. Penso que tirar um tempo dos estudos é imprescindível, uma vez que o estresse e a ansiedade podem gerar problemas de aprendizado”, analisa a profissional.
Para Luciana Tássia de Sousa Oliveira, coordenadora pedagógica da 3ª Série do Ensino Médio no Colégio Master, de Fortaleza, as férias são um intervalo importante para repôr as energias e melhorar a motivação.
“Em um ano intenso de atividades como o pré-vestibular, descansar é fundamental e necessário”, afirma. De acordo com a coordenadora, durante esse período, o estudante tem a oportunidade de equilibrar o cansaço adquirido ao longo do semestre e replanejar sua rotina, por exemplo.
Estudar, mas de forma leve
As especialistas em educação concordam que, se o vestibulando resolver estudar nas férias, deve fazê-lo de forma leve e equilibrada, aproveitando melhor o intervalo.
Um dica de Vanessa Rasquinho, da UNASP, é intercalar os estudos com viagens em um cronograma, por exemplo. Para ela, o excesso, tanto da aprendizagem quanto do descanso, pode ser prejudicial para quem está na luta por uma vaga na universidade.
“A sugestão é que quem vai fazer vestibulares e o Enem 2023 se organize neste período fora da sala de aula para revisar o conteúdo das disciplinas que pouco compreenderam durante este 1º semestre. Além disso, focar em leituras de assuntos atuais e treinar redação facilitam na hora de realizar a prova”, sugere Vanessa.
Luciana Tássia de Sousa Oliveira, coordenadora pedagógica da 3ª Série do Ensino Médio no Colégio Master, de Fortaleza, concorda com uma organização de horários e planejamento de estudos nas férias. “O ideal é separar um tempo em que se possa realizar revisão de conteúdo, treinar questões ou colocar alguma disciplina em dia”, sugere.
Mas, a coordenadora reforça que a diversão nas férias, bem como a alimentação saudável e uma boa qualidade do sono, não podem ser esquecidas. “Cada realidade deve ser respeitada conforme seu ritmo e demandas individuais”, afirma Luciana.
A profissional lembra ainda que, diante das possibilidades oferecidas pela tecnologia, existem muitos materiais interessantes para pesquisas na internet que podem servir como ferramentas de estudo, desde que sejam fontes confiáveis e validadas.
“Filmes e séries, por exemplo, podem ser potencialmente aproveitados durante as férias para expandir o pensamento crítico, reflexivo e estimular o conhecimento”, opina.
Veja 10 filmes para estudar para vestibulares e Enem
Dicas para estudar nas férias para vestibular e Enem
Nas férias, é possível estudar de uma forma leve, equilibrada e divertida, segundo as especialistas. Anote as dicas!
-
Monte um cronograma de estudos, incluindo momentos de lazer;
-
Revise o conteúdo já visto, de uma maneira interativa e prática, como, por exemplo, fazendo exercícios e simulados do Enem;
-
Treine a redação de vestibulares e da redação do Enem;
-
Leia assuntos leves, mas importantes, como temas da atualidade para vestibulares e Enem;
-
Mantenha a alimentação saudável e o sono em dia;
-
Veja filmes e séries com assuntos que podem ser abordados nas provas e que estimulem o pensamento crítico;
-
Respeite seu ritmo;
-
Descanse quando achar necessário;
-
Aproveite seu tempo da forma que achar mais adequada.
Saúde mental em foco
Para a coordenadora Luciana, é comum que estudantes pré-vestibulares se sintam mais sensíveis e vulneráveis no período de férias, afinal estão cada vez mais próximos da conclusão da escolarização e da entrada na vida adulta. A profissional lembra que, nessa etapa da vida, marcada pela aquisição de maior poder de decisão e de escolha, faz com que esses jovens se vejam como alvo de muitas informações simultâneas, exigências internas e externas.
“Nas férias, em ano de vesibular e Enem, a exigência pela produtividade ininterrupta pode ser uma inimiga de quem está enfrentando um ritmo de estudos intenso desde o início do ano, principalmente tendo em vista a questão da saúde mental. Olhar para si, receber apoio afetivo de amigos e de familiares e usufruir das horas de lazer são atividades que geram estímulos positivos importantes na manutenção do equilíbrio socioemocional”, recomenda a coordenadora.
Luciana acredita que manter a saúde mental como principal base de cuidado é primordial em qualquer fase da vida, sobretudo em períodos como o ano de vestibulares. Para ela, nessa etapa da vida , é fundamental que o estudante conheça as suas emoções e aprenda a lidar com sentimentos diferentes, muitas vezes experimentados pela primeira vez.
Leia também:
O que fazer nas férias escolares? Estudar ou descansar?
Fim de férias: saiba como se preparar para os vestibulares no 3º ano do Ensino Médio