As provas de 1ª fase do Vestibular 2026 da Fuvest foram aplicadas neste domingo, 23 de novembro. Nesta fase, os candidatos realizaram 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, com matérias obrigatória do ensino médio.
Confira as provas da 1ª fase da Fuvest 2026!
A 1ª fase do Vestibular 2026 da Universidade de São Paulo (USP) aconteceu em 33 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, do interior e do litoral paulista. A taxa de abstença foi de 9,17%, dos 111.480 candidatos inscritos.
Segundo Luiz Otávio Ciurcio Neto, diretor das unidades do Poliedro Curso, aponta que a prova da Fuvest deste ano está ainda mais bem contextualizada que edições anteriores. O vestibular teve a preocupação clara de apresentar situações reais e aplicações praticas, mesmo em questões mais técnicas e diretas.
Outro ponto bem explorado na prova foi a intertextualidade, Luiz Otávio conta que poucas questões poderiam ser resolvidas com um único conteúdo isolado. “Em quase toda a prova, era necessário articular temas distintos para chegar à resposta. Esse modelo favorece o aluno que consegue integrar conhecimentos e relacionar conteúdos”, comenta o diretor.
O resultado da 1ª fase será divulgado junto com o local de prova da 2ª fase, em 1º de dezembro. As provas da 2ª fase acontecerão em dois dias, 14 e 15 de dezembro.
Leia também: UnB ofertará vagas pelo SiSU e cria curso de Inteligência Artificial
Como foi a prova da 1ª fase da Fuvest 2026?
As provas de 1ª fase da Fuvest 2026 foram aplicadas no dia 23 de novembro. Composta por 90 questões objetivas, os candidatos tiveram que responder a perguntas de conhecimentos gerais.
Vinicius Beltrão, gerente de ensino e Inovações educacionais no SAS Educação, conta que a prova cobrou quase todas obras solicitadas como leitura obrigatória, segundo o especialista, somente “Nebulosas”, de Narcisa Amália, não foi abordada. As demais obras foram trabalhadas de forma intedisciplinar, em mais de uma questão.
Esse novo formato interdisciplinar da prova da Fuvest 2026 apresentou uma das provas mais contemporâneas do vestibular nos últimos anos. Para Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações Educacionais no SAS Educação, a prova tentou ler a sociedade por um todo, exigindo do candidato um entendimento do mundo, para além do conteúdo decorado.
Ademar adiciona que a prova pedia uma leitura crítica da sociedade brasileira contemporânea a partir de questões que abordam desiguadade social, debate de gênero e questões indígenas. Ele destaca uma questão sobre o marco temporal que utilizou a charge do Benett.

Crédito: Reprodução/Fuvest 2026.
As questões de química exigiram que os candidatos resolvessem mais cálculos que edições anteriores. Eduardo da Silva Machado, professor de química do Colégio Oficina do Estudante, aponta que as questões exigiram, além da interpretação do problema apresentado, muita etapas para resolução.
Em matemática, as questões abordaram diferentes temas, como análise de gráficos, geometria plana, geometria espacial, geometria analítica, trigonometria em geral, gráfico de funções trigonométricas e também funções logarítmicas. Para o provessor de matemática do Colégio Oficina do Estudante, Eduardo Camolese, as questões estavam a nível da Fuvest, com questões mais técnicas e que utilizavam da interdisciplinaridade.
Veja o vídeo com comentários de Luiz Otávio Ciurcio Neto, diretor das unidades do Poliedro Curso, sobre a prova de 1ª fase da Fuvest 2026:
2ª fase da Fuvest 2026
A segunda fase do Vestibular 2026 da Fuvest será realizada em dois dias, 14 e 15 de dezembro. No primeiro dia serão realizadas 10 questões discursivas de Português, sobre interpretação de texto, gramática e literatura, além da produção da redação.
Já no segundo dia, são 12 questões discursivas, de duas a quatro disciplinas específicas de acordo com o curso e carreira escolhidos pelos candidatos. Nessa fase, o intuito é avaliar a capacidade de articular as informações, bem como os conhecimentos específicos ligados à carreira inscrita.
- 2ª fase | 14 e 15 de dezembro: questões abertas de Português, Redação e 12 questões abertas (de disciplinas específicas conforme a carreira escolhida).
Estude por meio das provas anteriores da Fuvest nesta página.
Vagas do Vestibular 2026 da Fuvest
A Fuvest oferece 8.147 vagas em cursos de graduação na USP para o Vestibular 2026. As vagas são para ingresso no próximo ano.
O total de vagas é distribuído por tipo de concorrência:
-
Ampla Concorrência (AC): 4.888 vagas
-
Escola Pública (EP): 2.053 vagas
-
Escola Pública PPI: 1.206 vagas
Novidades do Vestibular 2026 da Fuvest
Para o Vestibular 2026, a Fuvest anunciou mudanças como:
-
Candidatos puderam escolher os locais de prova entre os dias 13 e 17 de outubro. A indicação foi realizada conforme a data de confirmação da inscrição de cada participante.
-
Novo programa de provas baseado nas quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas;
-
Na redação da Fuvest, para além da cobrança do gênero dissertativo-argumentativo, o exame terá outra alternativa de proposta de redação, com outro gênero. O candidato deverá escolher apenas uma opção para prova.

Crédito: Marcos Santos / USP Imagens.
Datas do Vestibular 2026 da Fuvest
Veja, abaixo, as principais datas do Vestibular 2026 da Fuvest:
-
Provas da 1ª fase: 23/11
-
Resultado da 1ª fase e local de prova da 2ª fase: 01/12
-
Provas de Competências Específicas: 09 a 12/12 | 05 a 09/01/2026
-
Provas da 2ª fase: 14 e 15/12
-
Resultado: 23/01/2026
Mais informações estão disponíveis no site da Fuvest.
Fique por dentro do cronograma dos principais vestibulares do país.