A Fuvest anunciou mudanças para o vestibular 2026. A primeira novidade é a cobrança mais direta das matérias de filosofia, sociologia, artes e educação física; também o aumento da interdisciplinaridade da prova e a possibilidade da cobrança de outros gêneros textuais na redação para além do texto argumentativo.
O formato da prova se mantém o mesmo, com 90 questões de múltipla escolha; na segunda fase, 10 questões dissertativas de Língua Portuguesa além da redação no primeiro dia, e 12 questões dissertativas divididas por disciplinas específicas conforme a carreira escolhida.
Veja o programa da vestibular 2026 da Fuvest
As mudanças já foram aprovadas pelo Conselho de Graduação da USP e estão de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O diretor da Fuvest, Gustavo Mônaco, afirmou que o enfoque da prova continuará sendo a cobrança de conteúdo dos candidatos, Confira:
“Não é conteúdo pelo conteúdo, é o conteúdo dentro de um contexto compreensível para o estudante e que tenha relação com uma aplicação na realidade.”
Em entrevista anteriormente concedida ao Brasil Escola, o diretor já havia declarado que as provas da Fuvest iriam caminhar para o aumento da interdisciplinaridade e afirmou que qualquer mudança na estrutura das provas será previamente comunicada.
Provas da Fuvest
As provas da Fuvest se organizam da seguinte forma:
90 questões objetivas.
No primeiro dia, são 10 questões de Português e no segundo dia são 12 questões discursivas que abordam entre 2 e 4 matérias a depender da graduação escolhida pelo candidato.
Estude com provas antigas da Fuvest.