Os gabaritos das provas da 1ª fase do Vestibular da Unicamp foram divulgados nesta segunda-feira (30).
Confira os gabaritos do Vestibular 2024 da Unicamp aqui
Se houver discordância do resultado apresentado no gabarito, é possível interpor recurso em até três dias, segundo a Comvest.
1ª fase do Vestibular 2024 da Unicamp
As provas da primeira fase do Vestibular 2024 da Unicamp foram realizadas por 60.241 candidatos. O índice de abstenção na primeira fase foi o menor em dez anos, registrando apenas 6,9%, ou seja, 4.465 inscritos não foram realizar a prova.
A prova foi aplicada em 31 cidades do Estado de São Paulo e nas capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador. O índice mais alto de abstenção foi registrado em Curitiba com 18,87% de ausentes e o mais baixo em Valinhos com 4,08%.
Os aprovados na primeira fase serão divulgados dia 23 de novembro em conjunto com os locais de prova da 2ª fase e as notas de corte. As provas da 2ª fase serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro.
A prova da 1ª fase foi composta da seguinte maneira:
-
12 (doze) questões de Matemática;
-
12 (doze) questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
-
7 (sete) questões de Inglês,
-
21 (vinte uma) questões de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física);
-
20 (vinte) questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Vagas no Vestibular 2024 da Unicamp
O Vestibular 2024 da Unicamp abre 2.537 vagas para 69 cursos de graduação. As oportunidades contemplam cursos como Medicina, Direito, Farmácia, Artes Visuais, entre outros. As aulas serão ministrados nos campi das cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba.
Para ser aprovado para a 2ª fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é preciso alcançar pelo menos 550 pontos na primeira fase. A quantidade de convocados para a 2ª fase depende da relação candidato/vaga do curso escolhido pelo candidato, mas devem ser convocados, no mínimo, 4 vezes a quantidade de vagas.
Há chances reservadas a estudantes que se declaram pretos e pardos. Conforme o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima.