Inep abre inscrições do Encceja 2020


As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 foram abertas nesta segunda-feira, 11 de janeiro. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 22, gratuitamente. 

Faça sua inscrição no Encceja 2020

Leia o edital do Encceja 2020

Pessoas que se inscreveram no Encceja 2019, não compareceram ao exame e não justificaram a ausência (ou que a justificativa não foi aceita pelo Inep), terão que pagar R$ 40 caso queiram se inscrever no Encceja 2020. 

Apesar de ser Encceja 2020, o exame será realizado em 2021 por causa da pandemia de Covid-19. A situação epidemiológica do país fez com que o cronograma sofresse um atraso.

O Encceja é voltado para quem não concluiu os ensinos fundamental e/ou médio na idade regular. 

  • Ensino fundamental: pessoas com 15 anos ou mais no momento da prova (25 de abril de 2021)
  • Ensino médio: pessoas com 18 anos ou mais no dia da prova (25 de abril de 2021)

Inscrição no Encceja 2020

A inscrição do Encceja 2020 pode ser feita somente pela internet, no site enccejanacional.inep.gov.br/encceja. O participante terá que informar CPF e documento de identidade para a realizar a inscrição no Encceja 2020. Também é necessário informar telefone e e-mail atuais para que o Inep possa entrar em contato se for preciso. 

É importante prestar atenção ao momento de escolher a cidade de prova. Faça a escolha pelo município em que estará nos dias do exame. 

Quando e como será o Encceja 2020?

O Encceja 2020 será em 25 de abril de 2021, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. As provas contarão com questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento (ou disciplinas) e uma redação. 

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

As disciplinas são diferentes de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e as provas serão distribuídas pelos dois turnos.

ENSINO FUNDAMENTAL





MATUTINO

Ciências Naturais e Matemática  30 QUESTÕES 
VESPERTINO Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia

30 QUESTÕES

ENSINO MÉDIO





MATUTINO Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias 30 QUESTÕES 
VESPERTINO Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias 30 QUESTÕES 

A previsão é de que os gabaritos do Encceja 2020 sejam publicados até o dia 7 de maio de 2021. 

Já a data de resultado do Encceja 2020 ainda não foi informada pelo Inep. As notas costumam ser divulgadas aproximadamente 100 dias após as provas. 

Quanto é necessário tirar para passar no Encceja 2020?

É preciso tirar no mínimo 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação para ser aprovado no Encceja 2020. A pontuação da redação vai de 0 a 10, já o exame tem a nota calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Quem não for aprovados em todas as provas, mas conseguir a pontuação necessária em uma ou mais áreas poderá solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja 2021. 

Como pegar o certificado do Encceja 2020?

O participante deverá solicitar o certificado (ou declaração de proficiência) nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. Será necessário comparecer ao local e informar número de inscrição no exame e apresentar os documentos pessoais. 

Mais informações no edital do Encceja





Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X