Inep divulga versão atualizada do Guia do Participante do Enem


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira, 8 de outubro, a atualização do Guia do Participante – Entenda sua nota no Enem. O manual explica a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada para a correção das provas objetivas. 

Confira o Guia do Participante do Enem 

O Guia do Participante é dividido em seis seções: 

1- Calculando a nota

2 – Entendendo outros aspectos do modelo de TRI

3- Procedimentos de correção

4 – Processo de criação das questões

5 – Principais dúvidas sobre a nota do Enem


6- Entendendo tecnicamente a nota da TRI

A TRI avalia se um participante realmente tem conhecimento na questão respondida ou se existe a possibilidade de chute. O método leva em consideração o nível de dificuldade de cada pergunta e o número de acertos e erros do estudante, por isso, pessoas que acertam a mesma quantidade de itens podem ter médias diferentes. 

Veja como é calculada a nota do Enem

Redação

A redação não é corrigada pela TRI, mas por pontuações atribuídas às competências. Por isso, a produção textual tem um manual específico que costuma ser divulgado a cada ano. Confira como é a correção da redação do Enem.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Enem 2021

As provas regulares do Enem 2021 serão realizadas em 21 e 28 de novembro. São esperados 3,1 milhões de participantes. 

Já os mais de 280 mil participantes isentos que se inscreveram após a reabertura do prazo farão as provas em 9 e 6 de janeiro de 2022, mesmos dias que os inscritos no Enem para privados de liberdade. 

O primeiro dia de provas contará com 45 questões de Linguagens e Códigos, Redação e 45 de Ciências Humanas. Já o segundo terá 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. 

As notas do Enem 2021 poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022, no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2022 e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022.

Mais informações pelo site do Inep.    



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X