Inep libera gabarito do Enem 2021


Os cadernos de provas e os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram divulgados nesta quarta-feira, 1º de dezembro. As respostas divulgadas são apenas para conferência e não cabe recursos.

Baixe as provas e gabaritos do Enem 2021

Como adiantado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, na última segunda-feira, 29, uma questão da prova de Matemática foi anulada diante da impossibilidade de se obter uma alternativa correta para o enunciado. Ela teve como tema a Copa do Brasil. Veja o número correspondente à questão:

  • Prova cinza – questão 155

  • Prova amarela – questão 178

  • Prova rosa – questão 157

  • Prova azul – questão 138

Em parceria com o Poliedro Educação e o Colégio e Curso Oficina do Estudante, divulgamos a correção comentada do Enem 2021. Nossos professores também comentaram o primeiro e segundo dias de provas do Enem.

Como foi o Enem 2021?

As provas regulares do Enem 2021 foram aplicadas em 21 e 28 de novembro. O primeiro dia contou com 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 sobre Ciências Humanas e uma Redação, já o segundo domingo teve 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. 

O Enem 2021 registrou a menor participação em mais de uma década, com apenas 2,1 milhões de estudantes presentes. A quantidade de inscrições confirmadas já havia sido a menor desde a reformulação do exame: 3,1 milhões de inscritos. 

Leia também: Novidade do Governo Bolsonaro, Enem Digital é marcado por erros e baixa adesão

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

A prova do primeiro dia abordou questões sobre escravidão, povos indígenas, refugiados, trabalho, urbanização, Era Vargas, entre outros. Pelo terceiro ano seguido não teve questão sobre a Ditadura Militar. Em relação aos textos, a prova trouxe letras de músicos nacionais, como Zé Ramalho e Chico Buarque.

No segundo dia, questões sobre razões, proporções e porcentagens formaram a maioria da prova de Matemática. Em Ciências da Natureza, houve predominância de temas de Ecologia, como extinção de animais no Pantanal, impacto ambiental do rompimento da barragem de Mariana-MG, poluição gerada pela agroindústria, entre outros.

Reaplicação

A reapliação do Enem 2021 será em 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro, após decisão da Justiça.  

Solicite a reaplicação do Enem 2021

Participarão das provas os inscritos que solicitarem a reaplicação até 3 de dezembro e comprovarem a impossibilidade da realização do Enem no período regular por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas. 

Resultado do Enem 2021

Segundo o Inep, o resultado do Enem 2021 está previsto para 11 de fevereiro. No entanto, os chamados treineiros terão acesso às notas somente em abril. 

A pontuação poderá ser utilizada no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022, no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2022 e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Mais informações no site do Inep



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X