Inscrições abertas para a seleção Enem-Unicamp 2022


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu na manhã desta quarta-feira, 3 de novembro, as inscrições da seleção Enem-Unicamp 2022. O prazo se encerra no próximo dia 30, às 17h.  

Faça sua inscrição na seleção Enem-Unicamp 2022

A taxa é de R$ 30, mas candidatos que também se inscreveram para o Vestibular 2022 da Unicamp pagarão R$ 15 para se inscrever na seleção via Enem. A instituição também concedeu a isenção para candidatos que solicitaram o benefício em junho e atenderam aos requisitos. O resultado pode ser visto aqui

Veja também: Unicamp amplia tempo de provas da 1ª fase do Vestibular 2022

Os candidatos podem utilizar as pontuações das edições de 2020 ou 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pesos de cada área e as notas de corte mudam de acordo com o curso da Unicamp e podem ser vistos no quadro disponível no anexo II do edital). 

A Unicamp dá ao candidato a possibilidade de inscrição em até duas opções de curso, por ordem de preferência. Além disso, o participante terá que escolher em qual modalidade de concorrência/segmento deseja concorrer. 

Vagas e Modalidades de Concorrência

A Unicamp oferece 639 vagas para a seleção Enem-Unicamp, o que representa 20% de sua oferta para 2022. As modalidades de concorrência, chamadas pela universidade de “segmentos”, são:

I – Candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas públicas brasileiras (ou que tiveram a certificação pelo Enem até 2016, ou por exames oficiais como o Encceja);

II – pretos ou pardos, independente do percurso de formação;

III – Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas públicas brasileiras (ou que tiveram a certificação pelo Enem até 2016, ou por exames oficiais como o Encceja) e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Resultado e demais chamadas

A seleção Enem-Unicamp terá cinco chamadas regulares, as quais coincidem com chamadas do Vestibular 2022 da universidade. 

  • 1ª chamada: 14 de fevereiro
  • 2ª chamada: 21 de fevereiro
  • 3ª chamada: 25 de fevereiro
  • 4ª chamada: 8 de março
  • 5ª chamada: 11 de março

A seleção Enem-Unicamp marca o retorno da utilização das notas do Enem para ingresso na universidade, já que a mudança do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 impossibilitou que a instituição impossibilitou que a instituição tivesse acesso aos resultados em período que não atrapalhasse o ano letivo 2021 e, com isso, houve remanejamento das vagas do edital para o Vestibular 2021.

Mais informações no edital e pelo site da seleção Enem-Unicamp.



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X