ITA encerra hoje as inscrições para o Vestibular 2022


Após prorrogar o prazo em cinco dias, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) encerra nesta segunda-feira, 20 de setembro, as inscrições para o Vestibular 2022. Elas abriram no dia 2 de agosto.

A taxa de inscrição é de R$ 170, exceto para quem conseguiu a isenção. O benefício foi concedido aos candidatos de família de baixa renda inscritos no CadÚnico e pessoas que são doadoras de medula óssea.

A participação no vestibular do ITA é exclusiva para os candidatos brasileiros natos, que já completaram ou completarão o ensino médio neste ano. Além disso, os interessados não podem ter mais de 24 anos.

Faça aqui sua inscrição

Vagas

A oferta do ITA é de 150 vagas neste vestibular. Das oportunidades, 120 são destinadas para os que decidirem cursar a graduação como civis (Reserva) e 30 para os estudantes que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar (Ativa) no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

Mais: Conheça a carreira militar

Nas duas formas de graduação o ITA reserva 20% das vagas para candidatos negros. Para concorrer como cotista o candidato deve autodeclarar negro ou pardo no ato de inscrição.

As vagas do ITA são para os cursos de Engenharia na sua sede, em São José dos Campos, nas seguintes especialidades: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Os cursos de graduação do ITA têm duração de cinco anos. Nos dois primeiros anos, todos os estudantes fazem o Curso Fundamental, com conteúdo básico de Engenharia. Após o Curso Fundamental, os estudantes cursam as disciplinas específicas da área escolhida.

Provas

O Concurso de Admissão do ITA é dividido em Exame Intelectual e Inspeção de Saúde. O Exame Intelectual, também chamado de vestibular, é formado por duas etapas de provas.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Veja como serão as provas do ITA:

1ª Fase (2 de novembro)

  • 15 questões objetivas de Matemática
  • 15 questões objetivas de Física
  • 15 questões objetivas de Química
  • 15 questões objetivas de Português
  • 10 questões objetivas de Inglês

2ª Fase (24 e 25 de dezembro)

  • 1º dia: 10 questões dissertativas de Matemática e 10 questões dissertativas de Química
  • 2º dia: 10 questões dissertativas de Física e Redação

Os locais de provas da primeira fase serão divulgados no dia 25 de outubro. Os nomes dos classificados para a segunda fase serão anunciados no dia 17 de novembro.

Obras Literárias

=> Afonso Henriques de Lima Barreto. Numa e a ninfa. Prefácio de João Ribeiro. Apresentação e notas de Antonio Arnoni Prado. 1ª ed. São Paulo: Penguin; Companhia das Letras, 2017.

=> Carlos Drummond de Andrade. Antologia Poética. Organizada pelo autor. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

=> Lygia Fagundes Telles. Seminário dos ratos: contos. Posfácio de José Castello. Nova edição revista pela autora. 6a reimpressão 2020. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Mais: Baixe as provas do ITA

Locais de prova

As provas do ITA são aplicadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Veja mais: 10 dicas para passar no Vestibular do ITA

Resultado

No dia 23 de dezembro, o ITA divulgará o resultado do Vestibular 2022. Os candidatos aprovados deverão se apresentar à sede do ITA em janeiro de 2022, para a Inspeção de Saúde e matrícula.

Para mais informações acesse o Site do ITA ou confira o edital.



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X