Matrículas em cursos a distância quase triplicam em 10 anos


Os dados do Censo da Educação Superior 2019 divulgados na manhã desta sexta-feira, 23 de outubro, mostram um aumento de 19,1% nas matrículas em cursos superiores a distância de 2018 para 2019. Do total de estudantes matriculados no ensino superior brasileiro neste período, o ensino a distância (EaD) representa 28,5%.  

Veja também: cursos a distância reconhecidos pelo MEC

A maior parte das matrículas em cursos superiores a distância está localizada nas instituições privadas, as quais tem maior oferta na modalidade EaD do que as públicas. 

Inep/Divulgação

O Censo também traz um panorama do ensino superior durante 10 anos, período em que foi registrado um crescimento expressivo da procura pelo ensino a distância (EaD).  Eram 838.125 matrículas em cursos superiores a distância no ano de 2009, já em 2019 foram contabilizados 2.450.264 matriculados. Um número quase três vezes maior.

Inep/Divulgação

Quase 60% das matrículas dos cursos tecnológicos são na modalidade a distância, crescimento significativo em uma década, já que em 2009 o percentual era de 28,5%. Em relação à licenciatura, o EaD representa 53,3% das matrículas. 

Em relação aos concluintes, os cursos superiores a distância tiveram aumento de 15,4% se comparado ao ano anterior. 

Veja também: dicas para escolher um curso a distância

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Queda no ensino presencial

Na contramão do EaD, as matrículas nos cursos presenciais tiveram queda de 3,8% de 2018 para 2019. Nos últimos 10 anos, o crescimento do ensino presencial foi bem inferior a modalidade a distância, já que registrou aumento de apenas 20,3%. 

O número de concluintes de cursos superiores presenciais também apresentou queda. Houve diminuição de 5,7% de formandos em relação a 2018. 

Censo da Educação Superior

O Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e coleta dados sobre o ensino superior brasileiro, informações que fomentam pesquisas e estudos sobre a educação no país. 

O Censo de 2019 apresenta os dados do período e também traz as tendências observadas ao longo dos últimos 10 anos de levantamento. 

Mais informações sobre o Censo da Educação Superior 2019 podem ser conferidas no site do Inep





Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X