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MEC abre consulta pública e adia etapas do Novo Ensino Médio

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Em portaria oficial, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a alteração de algumas etapas do Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio. 

Também foi aberta uma consulta pública para a reestruturação e avaliação da política nacional de Ensino Médio.

A decisão altera a portaria de 2021, que instituiu o cronograma anterior.

Confira o novo calendário:

  • 2023 –  definição da estrutura das matrizes e preparação das versões preliminares;

  • 2023 – validação pedagógica das versões preliminares das matrizes;

  • 2023 – elaboração do documento básico;

  • 2023 – elaboração do documento básico do exame;

  • 2023 – publicação da portaria do Enem, conforme as diretrizes do Novo Ensino Médio; 

  • 2024 – elaboração dos itens;

  • 2024 – montagem e aplicação dos pré-testes;

  • 2025 – análise dos resultados dos pré-testes e validação das matrizes

  • 2025 – publicação das novas matrizes de avaliação do Saeb.

Além disso, foi mantido para 2024 a aplicação do Enem de acordo com o Novo Ensino Médio. 

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Consulta Pública

O MEC abriu uma consulta pública para reestruturação e avaliação da política nacional de Ensino Médio.

De acordo com a portaria do ministério, o objetivo é abrir o diálogo com a sociedade civil, a comunidade escolar, os profissionais do magistério e as equipes técnicas dos sistemas de ensino.

Além disso, a consulta também abrange os estudantes, os pesquisadores e os especialistas do campo da educação para a coleta de subsídios para a tomada de decisão sobre o novo ensino médio. 

A consulta será implementada por meio de audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas nacionais com estudantes, professores e gestores escolares. 

O prazo será de 90 dias, podendo ser prorrogado. Após o final da consulta será elaborado um relatório final que deverá ser encaminhado ao MEC. 

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio é resultado da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional por meio da lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. 

Entre as mudanças, estão aumento da carga horária, nova grade curricular e ensino voltado para a formação profissional. A proposta inclui:

  • menor número de aulas expositivas;

  • maior participação dos alunos;

  • aumento de projetos, atividades práticas, cursos e oficinas.

Para mais informações, confira a portaria do MEC



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