O Ministério da Educação (MEC) abriu a consulta pública para a regulamentação da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que foi instituída recentemente pela Lei nº 19.914/2024.
Participe aqui da consulta pública sobre assistência estudantil
A intenção é reunir contribuições da sociedade para o processo de construção de uma diretriz nacional que esteja alinhada à diversidade do país e às necessidades reais de estudantes de instituições federais, afirma o MEC.
Com a regulamentação da Pnaes, o Governo Federal busca fortalecer políticas de acesso, permanência e conclusão de estudantes da educação superior, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Como funciona a consulta pública sobre a política de assistência estudantil?
Será possível participar da consulta até 21 de dezembro por meio do portal Brasil Participativo. Podem preencher o formulário, estudantes, famílias, profissionais da educação, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
A consulta é complementar ao trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho do MEC. A análise das manifestações encaminhadas serão analisadas entre 22 de dezembro e 31 de janeiro. Resultados serão divulgados em 28 de fevereiro de 2026.
Leia também: O que é e como funciona a iniciação científica?
Crédito: Divulgação / MEC.
O que é assistência estudantil?
A Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) foi elaborada para ampliar a garantir a permanência de estudantes nas universidades e institutos federais.
A Pnaes envolve projetos e programas que já existem e atendem mais de 400 mil estudantes. Os recursos da política chegaram a R$ 1,5 bilhão em 2024, segundo o MEC.
Veja também: Quais são os benefícios que professores têm direito?
Ações da Política Nacional de Assistência Estudantil
Entre os programas que fazem parte da Política Nacional de Assistência Estudantil:
-
Programa de Assistência Estudantil (PAE): oferece benefícios diretos aos estudantes para moradia, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, suporte pedagógico e acesso a Pessoas com Deficiência (PcD);
-
Programa de Bolsa Permanência (PBP): auxílio financeiro para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com foco em indígenas e quilombolas para reduzir a evasão.
-
Programa de Alimentação Saudável na Educação Superior (Pases): oferta de alimentação saudável, adequada e subsidiada nas instituições federais. Disponibiliza alimentação gratuita para quem participa do PAE.
Confira: MEC lança Bolsa Mais Professores; saiba qual o valor e quem tem direito