Em entrevista ao portal do g1, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, afirmou que o órgão lançará, até o início de março, um aplicativo responsável por disponibilizar os certificados de conclusão do ensino médio por meio do Enem 2025.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Estudantes que assinalaram, durante a inscrição, a opção de usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 para certificar o fim do ensino médio poderão solicitar os certificados no aplicativo a partir de 2 de março.
No entanto, até lá o período de matrícula para candidatos selecionados no Sistema de Seleção unificada (SiSU) 2026 já terá encerrado. Palacios garante que a Secretaria de Educação Superior entrará em contato com instituições que utilizam o SiSU para informar sobre o prazo de emissão dos certificados.
Ainda segundo o presidente, o uso do aplicativo não foi divulgado aos estudantes antes porque o Inep está preparando o material realizar a divulgação. Palacios acrescenta que a intenção é que todo procedimento seja realizado de forma on-line, em parceria com institutos federais de todas as regiões do país.
A informação de que o Enem 2025 voltaria a certificar conclusão do ensino médio foi divulgada em maio do ano passado, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Inep, dias antes da abertura das inscrições para o exame.
O Enem 2025 foi aplicado em 9 e 16 de novembro. Já, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas foram aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30.
Leia também: MEC abre inscrição para mais 590 mil bolsas de estudos pelo ProUni 2026
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Enem 2025 como certificador de conclusão do ensino médio
Para utilizar o Enem 2025 como forma de certificar a conclusão do ensino médio, o estudante deve:
-
Ter 18 anos ou mais até o primeiro dia de prova;
-
Atingir o mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento do Exame;
-
Atingir o mínimo de 500 pontos na redação.