Medicina: Nota de corte no SiSU 2021/1 é de 730 pontos


O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1 abriu inscrições ontem, 6 de abril, e a partir desta quarta-feira, 7 de abril, as notas de corte já podem ser consultadas. Até o fechamento das inscrições, na próxima sexta-feira, elas serão atualizadas diariamente.

Um dos cursos mais concorridos todos os anos é o de Medicina. De acordo com a pesquisa do Brasil Escola, para concorrer a uma vaga no curso o candidato precisar ter no mínimo uma média de 730 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Veja também: Notas de corte do SiSU 2021/1 estão liberadas

Ao analisar de forma geral, a maioria dos cursos de Medicina exigem média de pelo menos 800 pontos no Enem para a ampla concorrência. No caso das vagas para sistemas de cotas para escolas públicas, as instituições pedem média de 750 pontos.

Para os candidatos que disputam uma vaga na ampla concorrência a menor nota de corte encontrada foi de 730,11 na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Minas Gerais.

No caso do sistema de cotas, a menor nota de corte é 513,55, na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em Catalão/GO. A vaga é reservada para candidato com deficiência e de baixa renda que fez o ensino médio em escola pública.

Os cursos que registram as maiores médias estão localizados nas instituições de ensino da região Sudoeste. Já as instituições do Norte e Nordeste costumam conceder bônus regionais para estudantes que moram nas cidades do curso, como acontece com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

O que é a nota de corte?

A nota de corte é média no Enem do último candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas em determinado curso. Ela serve de referência para auxiliar o estudante no monitoramento da vaga. Porém, estar acima da nota de corte não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante todo o período de inscrição no SiSU.

Por isso, é importante que os candidatos verifiquem diariamente como está a nota de corte do curso pretendido para saber se ainda têm chances na vaga. Caso a nota esteja muita acima da média do candidato, ele pode mudar sua opção de curso até o último dia de inscrição.

Mais: Veja como calcular a nota de corte

SiSU 2021/1

As inscrições para o SiSU 2021/1 vão até sexta-feira, 9 de abril, e o resultado será liberado no dia 13 de abril. Os aprovados precisam acessar o sistema para conferir quais os documentos são necessários para matrícula e realizá-la entre os dias 14 a 19 de abril junto à instituição em que foi aprovado.

Estão sendo oferecidas 206.609 vagas em cerca de 5,6 mil cursos de 109 instituições públicas de ensino superior, incluindo universidades federais e estaduais e centros e institutos federais.

Para mais informações acesse a página do SiSU 2021 no Brasil Escola.



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X