Primeiro dia do Enem 2021 tem 26% de abstenção


O Ministério da Educação (MEC) informou na noite de hoje, 21 de novembro, que dos mais de 3 milhões de inscritos no Enem 2021, 26% faltaram às provas aplicadas mais cedo, das 13h30 às 19h. O exame educacional foi realizado em 10 mil escolas distribuídas em 1.747 municipios brasileiros.

Inicialmente, o ministro do MEC, Milton Ribeiro, afirmou que 24% de jovens haviam faltado às provas. Depois, o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, corrigiu a informação, falando que, na verdade, houve 26% de ausentes. 

De acordo com o ministro, o número de estudantes que não compareceram às provas é considerado baixo, por ser em meio a uma pandemia. Na edição do ano passado, também no primeiro dia de provas houve 51,5% de ausentes. O número foi considerado recorde.

Ribeiro destacou ainda que o Enem 2021 foi aplicado de forma tranquila. “Não houve vazamento de provas. A segurança foi muito bem conduzida”, comentou.

Provas

Hoje, os estudantes fizeram a redação, cujo tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil“. O assunto foi considerado difícil e inesperado pelos estudantes, conforme postagens nas redes sociais.

O Enem 2021 contou também com 90 questões objetivas destas duas áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. A primeira área do conhecimento abordou as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física. Já a segunda, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. 

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

A equipe de professores do Brasil Escola está fazendo ao vivo a correção comentada de todas as provas de hoje. Confira abaixo:

2º dia do Enem 2021

As provas do Enem 2021 continuam a ser aplicadas no próximo domingo, 28 de novembro. O exame educacional começará às 13h30, mas terminará meia hora mais cedo que hoje, às 18h30. 

Na ocasião, os estudantes deverão responder 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que abrange as disciplinas de Biologia, Química e Física.

Gabarito e resultado

Os gabaritos oficiais do Enem 2021 serão divulgados somente no dia 1º de dezembro. Mas, você pode acompanhar a correção comentada que o Brasil Escola está fazendo em parceria com o curso Oficina do Estudante e o Poliedro Educação.

O Inep ainda não informou uma data para divulgação do resultado do Enem 2021. Como haverá reaplicação em janeiro, é provável que o resultado saia em fevereiro para os candidatos que concluíram o ensino médio.

Com as notas do Enem 2021 será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Brasileiros também podem estudar em Portugal usando as notas do Enem.



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X