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professores comentam 1º dia da 2ª fase do Vestibular

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Os inscritos no Vestibular 2025 da Fuvest fizeram as provas do primeiro dia da 2ª fase ontem (15). O exame contou com questões de Língua Portuguesa sobre interpretação de textos, gramática e literatura. Os alunos também produziram uma redação. 

No total, 30.381 candidatos foram aprovados para a 2ª fase da edição 2025 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), mas 1.890 não compareceram aos locais de provas no primeiro dia, resultando em 6,22% de abstenção.

As provas seguem sendo aplicadas hoje, 16 de dezembro, em várias cidades do estado de São Paulo. Desta vez, os estudantes fazem 12 questões abertas de duas a quatro disciplinas específicas, conforme o curso de escolha. 

O resultado da Fuvest 2025 está previsto para sair no dia 24 de janeiro de 2025. Os candidatos concorrem a 8.147 vagas em cursos ministrados na Universidade de São Paulo (USP).

Conheça como é a USP

Redação da Fuvest 2025

Maria Aparecida Custódio

O tema da redação do Vestibular 2025 da Fuvest foi: “As relações sociais por meio da solidariedade”.

Maria Aparecida Custódio, professora de Redação do Objetivo, comenta que trabalhou esse assunto em sala de aula neste ano e nos anos anteriores. 

“O tema da redação da Fuvest 2025 tem caracterÍstica de contemporaneidade indiscutível. O assunto foca na importância de ter solidariedade em uma sociedade cada vez mais individualista e polarizada. Mostra também oportunidade de discutir pontos como a desigualdade social e a meritocracia”

Maria Aparecida Custódio

Sérgio Paganim, professor de redação do Curso Anglo, acredita que o tema da Fuvest 2025 é bastante abrangente e permite uma possibilidade bastante ampla de abordagem. Para o profissional, o aluno poderia ter trabalhado três defesas. Confira abaixo os exemplos:

  1. Texto em que as relações sociais são, sim, mediadas pela solidariedade, caridade e fraternidade;

  2. Texto em que se defenda que as relações sociais não são mediadas pela solidariedade e, sim, muito mais pela anomia, pelo “cada um por si”;

  3. As relações sociais são mediadas pela solidariedade em momentos muito específicos como crises humanitárias como, por exemplo, o que vivemos em 2024, lá com as tragédias do Sul do país. 

Mateus Leme, Professor de Redação do Colégio e Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, comenta que, no tema da redação, não existe a palavra “Brasil”, trazendo, na sua opinião, um desafio a mais para os alunos, porque eles estão muito mais acostumados a produzir sobre a realidade brasileira, a cultura brasileira e a legislação brasileira.

“Quando a Fuvest tira a palavra “Brasil”, ela permite que o aluno faça uma reflexão sobre o ser humano de modo geral, sobre o mundo contemporâneo de modo geral, em fenômenos que acontecem na maior parte dos países do mundo, e não apenas no Brasil”, salienta.

Prova de Português da 2ª fase da Fuvest 2025

Henrique Braga

Henrique Braga, professor de português do Curso Anglo, analisa que, na seleção dos textos, a prova de Língua Portuguesa da Fuvest 2025 valorizou questões contemporâneas relevantes. O profissional comenta ainda que houve temas recorrentes, como polissemia, orações adversativas e concessivas e formação de palavras.

“Sobre formação de palavras (que também apareceu em dois itens), uma observação sobre o item  a respeito dos termos “volância” e “centroavância”: para quem não é familiarizado com o universo do futebol, pode haver uma dificuldade a mais na resolução”, acredita.

Para Laudemir Guedes Fragoso, professor de Língua Portuguesa do Objetivo, a prova de português da Fuvest supreendeu pelo seu grau de dificuldade porque foi uma prova muito mais difícil do que a tradicional, que já é considerada “puxada”.

“A prova de Português da 2ª fase da Fuvest 2025 era para ser resolvida por alunos que têm muita análise crítica, maturidade e competencia linguística (leem bem)”

Laudemir Guedes

Prova de Literatura da Fuvest 2025

André de Freitas Barbosa, professor de Redação do Colégio Oficina do Estudante, opina que a Fuvest surpreendeu a todos ao inverter a posição das questões de Literatura em relação às questões de Língua Portuguesa.

“As cinco primeiras questões foram de literatura, enquanto as questões de língua ocuparam as posições de seis a dez. Essa inversão representou uma quebra de expectativa, algo que os estudantes deveriam ter percebido”, imagina.

“Na prova de Literatura da Fuvest 2025, cada uma das perguntas tratava de uma obra diferente e não havia a intertextualidade entre os livros da lista. Cada questão era de uma obra específica; a única relação que havia era da obra com seu período de produção ou com algum outro movimento artístico”

André de Freitas Barbosa

Barbosa destaca a questão número 3 da prova, que, para ele, foi a mais interessante e também a mais complexa, pois conectou diferentes formas de arte.

“A questão apresentou uma fotografia do final do século XIX que retrata um grupo social de elite, na qual aparece, em um detalhe, o rosto de Machado de Assis. Em seguida, foi apresentado um fragmento de Quincas Borba, onde o autor aborda os horrores da escravidão. A questão discutia a negritude de Machado de Assis, relacionando-a de forma paralela ao trecho do romance”, lembra.

O professor pensa que essa questão foi bastante desafiadora e com uma profundidade característica da Fuvest, mas que provavelmente exigiu bastante do candidato, podendo ser cansativa.

Temas do 1º dia da 2ª fase da Fuvest 2025

Professores citaram alguns temas que apareceram no 1º dia da 2ª fase da Fuvest 2025. Confira:

Para mais detalhes, acesse o site da Fuvest.

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