O Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021 selecionará estudantes para bolsas de estudos de 100% e 50% em cursos superiores de instituições privadas de ensino. As inscrições para a edição do primeiro semestre serão recebidas de 12 a 15 de janeiro.
Excepcionalmente, o ProUni não utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente, ou seja, o Enem 2020. A decisão foi tomada pelo Ministério da Educação (MEC) para poder realizar a seleção do Programa Universidade Para Todos ainda em janeiro.
A pandemia de Covid-19 causou o adiamento do Enem 2020 para janeiro e, consequentemente, o resultado só sairá em março. Para que o ProUni possa ser feito no prazo normal, os candidatos serão avaliados pelas notas do Enem 2019.
Depois do resultado do Enem, no final de março, o MEC deve realizar uma nova edição do ProUni, dessa vez com as notas do Enem 2020.
Quem pode participar do ProUni 2021/1?
Podem participar do ProUni 2021/1 os candidatos que tenham feito o Enem 2019, com média de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação, que estejam em UMA das categorias abaixo:
- Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
- Estudantes que fizeram todo o ensino médio com bolsa integral em colégio particular.
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola pública e parte em colégio particular com bolsa integral.
- Pessoas com Deficiência (PcD);
- Professores da rede pública de ensino, que estejam em exercício na educação básica e que integrem o quadro permanente da instituição.
Além das exigências anteriores, é necessário comprovar renda para participar (exceto os professores da rede pública). Veja:
- Bolsa de 50%: Renda de até 3 salários mínimos por pessoa da família
- Bolsa de 100%: Renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família
O salário mínimo de 2021 é de R$ 1.100.
Datas ProUni 2021/1
Inscrições: 12 a 15 de janeiro
Resultado: 19 de janeiro
Comprovação das informações: 19 a 27 de janeiro
Segunda chamada: 1º de fevereiro
Comprovação das informações: 1 a 9 de fevereiro
Inscrições lista de espera: 18 e 19 de fevereiro
Convocações da lista de espera: 22 de fevereiro
Comprovação das informações: 22 a 25 de fevereiro
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Como fazer a inscrição no ProUni 2021/1?
O candidato deverá acessar o site prouniportal.mec.gov.br para se inscrever. Será solicitado o login único do Governo Federal, o Gov.br. Feito o login, o participante será redirecionado para a página do ProUni.
O participante terá que informar os dados familiares para registro da renda e selecionar até duas opções de instituição, turno, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
As escolhas feitas pelos candidatos poderão ser alteradas até às 23h59 do dia 15 de janeiro.
O ProUni 2021 também conta com cotas para as bolsas de estudos oferecidas. As oportunidades são voltadas para pretos, pardos ou indígenas, assim como pessoas com deficiência.
Resultados
A primeira chamada do ProUni 2021/1 será divulgada em 19 de janeiro. Os selecionados terão que comprovar as informações das inscrições até o dia 27/01.
Uma segunda chamada do ProUni será realizada em 1º de fevereiro, contando com comprovação de informações até o dia 9 seguinte.
Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas chamadas regulares poderão manifestar interesse pela lista de espera.
A manifestação da lista de espera será em 18 e 19 de fevereiro. A relação dos candidatos sairá no dia 22 seguinte e a comprovação de informações será recebida até o dia 25/01.
Mais informações no edital do ProUni 2021/1.