As provas da 2ª fase do Vestibular 2025 da Fuvest serão aplicadas no próximo domingo e segunda-feira, 15 e 16 de dezembro, em 23 cidades da região metropolitana de São Paulo e do interior e litoral paulista.
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) preencherá mais de 8 mil vagas em cursos ministrados na Universidade de São Paulo (USP). Medicina, em São Paulo, é o curso mais disputado, com 96,5 candidatos por vaga.
O vestibular da Fuvest é considerado um dos maiores do país e do estado de São Paulo, junto com os processos seletivos da Unesp e da Unicamp, que também estão em andamento.
Confira também:
Unesp 2025: professores comentam como foi a segunda fase do Vestibular 2025
Horários da 2ª fase da Fuvest 2025
As provas da 2ª fase da Fuvest 2025 serão aplicadas das 13h às 17h. O cartão com o local de prova desta etapa já foi liberado aos candidatos.
Conforme este Guia da Jornada divulgado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), os portões de acesso ao local de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. A recomendação é chegar com antecedência para evitar contratempos.
O que levar para 2ª fase do Vestibular 2025 da Fuvest?
No dia das provas da 2ª fase da Fuvest 2025, os inscritos devem levar obrigatoriamente:
-
Documento de identificação, digital ou físico
-
Caneta esferográfica com tinta na cor azul ou preta
A Fuvest avisa que os vestibulandos também podem levar os seguintes itens:
Leia também:
Unicamp 2025: segunda fase do Vestibular é vista como exigente e atual por professores
Provas da 2ª fase da Fuvest 2025
1º dia | Domingo, 15 de dezembro
- 10 questões abertas de Português, sobre interpretação de textos, gramática e literatura e a redação
2º dia | Segunda, 16 de dezembro
- 12 questões abertas de duas a quatro disciplinas específicas, conforme o curso de escolha.
Ao todo, a segunda fase computará 200 pontos, sendo 100 pontos no primeiro dia (50 da redação e 50 das questões) e outros 100 pontos no segundo dia.
João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa, lembra que o vestibular da Fuvest procura avaliar a capacidade de ler, interpretar e resolver as questões propostas por cada uma das disciplinas. Mas o profissional reforça a importância de o jovem ter cursado um bom Ensino Médio.
“No vestibular da Fuvest, sem uma boa base dos conteúdos ensinados no Ensino Médio, apenas a interpretação dos textos não é suficiente para que os estudantes cheguem às respostas corretas”
Especial 2ª fase da Fuvest 2025
A recomendação de Pitoscio para se dar bem nas provas da 2ª fase da Fuvest é que, além da leitura atenta dos enunciados e textos, os estudantes devem ficar atentos ao comando da questão. Afinal, conforme ele ressalta: citar e explicar são comandos distintos.
“Uma questão que pede apenas para citar o nome de uma organela é diferente daquela que pede para explicar a ação de uma enzima. Não seguir o comando proposto pela questão leva à perda total ou parcial de pontos”, exemplifica.
O coordenador reforça ainda que outro fator importante é a linguagem a ser usada na elaboração da resposta da questão discursiva do vestibular.
A resposta da prova da 2ª fase da Fuvest deve ser simples, clara, direta, objetiva e correta. Escrever além do que é pedido, incluir detalhes desnecessários e não se ater ao que foi pedido, incluindo informações a mais, não são garantias de uma boa pontuação
Gestão de tempo
João Pitoscio Filho acredita que, de um modo geral, o tempo não é a maior preocupação na segunda fase da Fuvest. Mas, mesmo assim, o profissional dá dicas para os dois dias de prova:
-
1º dia: os estudantes devem escrever uma redação e responder às questões de língua portuguesa, então saber dividir o tempo é fundamental.
-
2º dia: os estudantes farão as questões das disciplinas específicas, sendo assim o ideal é resolver primeiro as questões ou itens mais simples e rápidos e depois voltar para a resolução das partes mais trabalhosas das provas.
Leia o especial completo da 2ª fase da Fuvest 2025
Para mais detalhes, acesse o site da Fuvest.
Crédito da imagem:
[2] Divulgação