Publicidade é sobre inspiração, ela desperta desejos e conta histórias, às vezes, sem precisar dizer nada. Por isso, é preciso entender muito do ser humano para se ter sucesso neste mundo profissional.
A fim de compreender melhor o dia a dia dos publicitários, conversamos com Charles Omoregie, Líder das Soluções de Shopping & Omnicanalidade no Google Brasil.
Confira tudo o que descobrimos!
Tópicos deste artigo
A escolheu pela publicidade
Charles nos conta a história de como ele descobriu que queria trabalhar com publicidade. Ele diz que quando chegou aos 13 anos realizou uma viagem para a Nigéria, país de origem da sua família.
Assim que ele chegou ao hotel e foi ao banheiro, viu uma pasta de dente. Apenas olhar para a embalagem do produto foi o suficiente para que ele ficasse muito emocionado, ela conta a razão desta comoção:
“Aí você pode pensar: “nossa, que estranho, um menino emocionado com uma pasta de dente…” Eu fiquei emocionado porque eu tinha visto um casal de pessoas negras e foi a primeira vez que eu vi alguém que parecia comigo na embalagem de alguma coisa. Eu fiquei muito feliz.”
Essa experiência fez com que ele entrasse no curso de design, pois, aprendeu que quem fazia embalagens eram os designers. Mas, após ingressar na faculdade, descobriu que quem decidia as características da embalagem era a equipe de marketing, por isso, começou a estudar publicidade.
Dia a dia de um publicitário
Sobre sua rotina, Charles diz que ela é bem dinâmica. Ela conta que a publicidade e o marketing têm passado por muitas transformações por conta dos avanços tecnológicos.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Ele detalha:
“Meu dia a dia, muitas vezes, é bem parecido com uma escola. Eu estou sempre aprendendo uma coisa nova e ensinando essas coisas. Meu trabalho é como se fosse um gerente de produtos, então preciso entender do produto que estou trabalhando, como ele funciona, que melhorias ele precisa, entender quem são as pessoas ou empresas que vão usar esse produto e ajudar o time de vendas a entender e comercializar este produto”
Principais características de um bom publicitário
Charles conta que, antes de tudo, um bom publicitário precisa ser curioso e a segunda característica, citada por ele, é gostar de gente. O publicitário reflete que mesmo com as transformações oriundas da tecnologia o elemento humano sempre permanece.
Charles disse:
“Uma boa pessoa de marketing é alguém que entende de gente. Então, você precisa entender de gente, gostar de gente, se relacionar com as pessoas e ouvir atentamente. Porque uma boa publicidade, ou um bom produto, mora na capacidade que a pessoa que está desenhando aquele produto (ou aquela estratégia de comunicação) de se conectar com seu público alvo.”
Dicas para jovens que querem se tronar publicitários
A dica de Charles é saber que não necessariamente publicitários cursaram publicidade, por exemplo, Charles trabalha, no seu setor, com advogados, engenheiros e até fonoaudiólogos. Ele recomenda olhar para as possibilidades que as graduações fornecem, ele disse:
“Se você tem aptidão para números, por exemplo, você pode trabalhar na publicidade, mas, na área de dados. Então, eu sugeriria estudar com carinho e atenção a área da publicidade porque ela é um grande catadão de outras áreas do conhecimento, para decidir, com segurança, se a pessoa quer ser publicitária.”