Comemora-se hoje, 23 de abril, o Dia Mundial do Livro. Nesta data, destacamos dez obras literárias brasileiras e estrangeiras que aparecem em provas de vestibulares e do Enem com frequência.
Normalmente, os livros são trabalhados em provas de Literatura ou de Língua Portuguesa, mas há algumas obras que podem cair em questões das disciplinas de História, Sociologia e Filosofia.
A maioria dos livros são obras famosas da Literatura Brasileira, mas obras estrangeiras, consideradas clássicas, também podem aparecer no Enem ou nos principais vestibulares do país, como o da Fuvest e da Unicamp.
No Dia Mundial do Livro, confira dez obras brasileiras e estrangeiras que podem cair em vestibulares e no Enem:
Livros brasileiros
1 – Dom Casmurro de Machado de Assis
Dom Casmurro é considerada a obra mais famosa de Machado de Assis e um dos principais clássicos da Língua Portuguesa. Pela sua importância, o livro é cobrado com frequência em provas de vestibulares e no Enem.
=> Resumo: O livro Dom Casmurro de Machado de Assis aborda o romance entre Capitu e Bentinho, que começa na adolescência e se estende até o casamento. Nesse período, aparece o personagem Escobar, que pode vir a formar um possível triângulo amoroso com o casal central. A obra não deixa claro se Capitu traiu Bentinho de fato, o que torna o livro impactante e faz que com que prenda a atenção do leitor.
Confira o resumo completo do livro Dom Casmurro
Vídeoaula sobre o livro “Dom Casmurro”
2- O Cortiço de Aluísio de Azevedo
O cortiço de Aluísio Azevedo é outro livro que costuma estar presente em vestibulares e no Enem. A obra enquadra-se no Naturalismo e mostra uma perspectiva determinista.
=> Resumo: a obra mostra a vida de pessoas que vivem em um cortiço. Outros dois personagens ganham destaque: João Romão, o dono do cortiço capitalista que explora especialmente sua mulher, e Miranda, um negociante português.
Leia o resumo do livro O Cortiço
Vídeoaula sobre o livro “O cortiço”
3 – Grande sertão: veredas de João Guimarães Rosa
O romance Grande sertão: veredas é a principal obra do premirado escritor mineiro Guimarães Rosa. Pela sua relevência, também aparece em provas de vestibulares e Enem.
=> Resumo: Riobaldo, narrador personagem e ex-jagunço do sertão mineiro, conta sua história de amor com Diadorim (ou Reinaldo). A partir daí, ele passou a viver o conflito entre o bem e o mal, entre o pecado e a salvação.
Saiba mais sobre o livro Grande Sertão: veredas
4 – Marília de Dirceu de Tomás Antônio Gonzaga
Marília de Dirceu é o livro mais famoso de Tomás Antônio Gonzaga e figura constante em provas de vestibulares.
=> Resumo: o livro aborda o amor idealizado entre Dirceu e Marília. Assim, o apaixonado poeta declara seu amor à jovem Maria Doroteia. Mas também demonstra sua angústia por estar encarcerado, uma dor que encontra alívio somente na certeza do afeto da mulher amada.
Acesse mais detalhes sobre o livro Marília de Dirceu
5 – Macunaíma de Mário de Andrade
Macunaíma é um dos principais livros de Mario de Andrade e representande da primeira fase do modernismo no Brasil. Também está entre as obras literárias trabalhadas com frequência em provas de vestibulares e no Enem.
=> Resumo: mostra a história de Macunaíma, também conhecido como o herói sem nenhum caráter. Um dos maiores destaques do livro é a valorização da cultura nacional, resultado de um processo de miscigenação.
Confira o resumo completo do livro Macunaíma
Videoaula sobre o livro “Macunaíma”
Conheça 20 clássicos da literatura brasileira
Livros estrangeiros
6 – O Príncipe de Maquiavel
O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, começou a ser escrito em meados de 1512 e é uma das principais obras da literatura mundial.
=> Resumo: Nesse livro, o autor expõe suas ideias de forma clara, e seu pensamento político entende a política como um fim em si mesma. A avaliação das ações de um governante toma por base os fatos que se apresentam e não valorações de qualquer âmbito.
7 – A divina comédia de Dante Alighieri
Escrita no século XIV, é a mais importante obra do poeta italiano Dante Alighieri. Foi publicada durante o período histórico conhecido como Renascimento.
=> Resumo: Dante é o protagonista da narrativa. Ele é guiado pela alma do poeta Virgílio, que, por ser pagão, só não pode entrar no paraíso. A história é narrada em versos e se passa em três espaços, ou seja, no inferno, no purgatório e no paraíso.
Leia o resumo completo do livro A divina comédia
8 – Dom Quixote de Miguel de Cervantes
Outro importante livro clássico mundial, Dom Quixote é um romance escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes. A obra foi publicada em 1605 pela primeira vez.
=> Resumo: depois de ler vários romances de cavalaria, Alonso Quijano (Dom Quixote), o protagonista da narrativa, enlouquece e passa a acreditar que ele próprio é um cavaleiro medieval. Quixote está sempre na companhia do seu fiel escudeiro Sancho Pança (um realista, em oposição à fantasia quixotesca).
9 – Hamlet, de William Shakespeare
Um definitivo clássico mundial, o livro e também peça teatral foi escrita por volta de 1600 pelo autor inglês William Shakespeare.
=> Resumo: a tragédia está centrada na vingança do príncipe da Dinamarca, cujo pai foi assassinado pelo próprio irmão. Após receber a visita do fantasma do pai, Hamlet decide se vingar da mãe e do tio, que usurparam, criminosamente, o trono do rei. Então, o herói se finge de louco para conseguir desmascarar os vilões.
Vídeoaula sobre Shakespeare
10 – Cem anos de solidão de Gabriel Garcia Marques
Cem anos de solidão é a obra mais famosa do escritor colombiano Gabriel García Márquez. O autor é ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, pelo conjunto de sua obra. O livro também é considerado um dos mais importantes romances latino-americanos de todos os tempos.
=> Resumo: Cem anos de solidão conta a história fictícia da cidade de Macondo. A obra também foca no auge e na decadência da família Buendía, que foi uma das fundadoras do município. Os temas citados no livro são tidos como universais e rementem a várias análises.