Revalida 2020: Inep abre inscrições para provas


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta segunda-feira, 21 de setembro, as inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. Prazo termina em 2 de outubro.

Inscreva-se no Revalida 2020

A taxa de inscrição desta fase é de R$ 330. O Revalida é uma avaliação obrigatória para todos os médicos, sendo brasileiros ou estrangeiros, que se formam fora do Brasil e desejam exercer a Medicina no país.

Para se inscrever os candidatos devem se encaixar nos seguintes requisitos:

– Ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil

– Ter CPF

– Ter diploma de Medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida pelo ministério da educação do país em questão, documento que deve ser autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros

Como é o Revalida?

O Revalida é aplicado em duas fases: uma teórica e uma prática. Na primeira etapa as provas serão aplicadas no dia 6 de dezembro. Os participantes deverão responder uma prova teórica, dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia.

Serão 100 questões objetivas durante a manhã. Na parte da tarde, os participantes terão mais cinco questões discursivas. As questões abordam temas como Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunitária/Saúde Pública.

As provas serão aplicadas em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.

Os classificados para a segunda fase, que ainda não teve datas informadas, realizam uma avaliação em uma estação clínica e participam de 10 anamneses (entrevistas) para diagnóstico inicial da doença em pacientes que simulam diversos sintomas. Os candidatos reprovados na segunda fase ainda têm a chance de refazer a prova da etapa por mais duas vezes.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Cronograma do Revalida 2020

O Inep informou no início de setembro uma alteração no cronograma do Revalida 2020 em consequência da pandemia do coronavírus. Anteriormente as provas seriam em 11 de outubro. Veja o atual cronograma do Revalida:

  • Inscrição: 21 de setembro a 2 de outubro de 2020.
  • Pagamento da taxa de inscrição: 21 de setembro a 7 de outubro de 2020.
  • Envio do diploma para análise: 21 de setembro a 2 de outubro de 2020. 
  • Resultado da análise do diploma: 9 de outubro 2020.
  • Provas: 6 de dezembro de 2020.
  • Gabaritos e padrão de respostas: 8 de dezembro de 2020.
  • Recurso dos gabaritos: 8 a 14 de dezembro de 2020.
  • Gabaritos definitivos: 8 de fevereiro de 2021.
  • Resultado das provas escritas: 8 de fevereiro de 2021.
  • Recurso do resultado provisório: 8 a 12 de fevereiro de 2021.
  • Divulgação do resultado final da 1ª fase: 5 de março de 2021.

Nota de Esclarecimento

O Inep também liberou uma nota, em 12 de setembro, informando que o Ministério da Educação (MEC) e o Inep são os únicos órgãos da Administração Pública Federal responsáveis pela execução legal do Revalida. Além disso informou que a aplicação não pode ser feita por outra instituição privada.

Veja parte da nota:

“Nenhuma outra instituição está autorizada a realizar exame nacional para a revalidação de diplomas estrangeiros de medicina, a exemplo do que tem sido anunciado pela entidade privada denominada Instituto Nacional de Convalidação do Ensino Estrangeiro (ICESPE).”

Para mais informações acesse a página do Revalida ou consulte o edital.





Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X