Saiba tudo sobre a 1ª fase do vestibular


A Unesp (Universidade Estadual Paulista) inicia hoje a primeira fase do seu vestibular 2022. Para evitar aglomerações, devido à pandemia do coronavírus, as provas são divididas em dois dias, de acordo com a área do curso escolhido pelos candidatos.

Neste domingo (14), farão o exame apenas os candidatos de cursos da área de biológicas. Amanhã (15), será a vez dos inscritos em cursos de exatas e humanidades, além dos treineiros.

Mais de 69 mil candidatos se inscreveram para o processo seletivo, que oferece 7.690 vagas distribuídas por 24 cidades paulistas. As provas são aplicadas em 35 cidades, sendo 31 delas no estado de São Paulo.

Horários e medidas contra o coronavírus

A abertura dos portões está marcada para 13h (horário de Brasília). Para evitar aglomerações na chegada aos locais de prova, os candidatos foram divididos em grupos, que terão a entrada liberada em intervalos de 30 minutos —a consulta dos locais de prova e dos horários de apresentação pode ser realizada no site da Vunesp, na área do candidato.

Os portões serão fechados às 14h, e as provas terão início logo em seguida. A saída do prédio só será permitida a partir das 17h. O exame terá duração máxima de cinco horas, com encerramento às 19h.

Após a entrada no prédio, o candidato deve se deslocar imediatamente para a sua sala de prova. Para evitar o contato entre os participantes, não será permitida a permanência em saguões, corredores e áreas externas.

A Vunesp ainda orienta os candidatos a manterem o distanciamento mínimo de 1 metro na entrada das salas, nos banheiros, nos bebedouros e durante a saída do prédio.

O uso de máscara será obrigatório durante todo o período de realização da prova. A retirada da proteção será permitida por um curto período de tempo para consumo de água e alimentos.

Não será permitida a entrada nem a permanência do candidato que não estiver usando máscara.

O caderno e o gabarito serão divulgados a partir das 20h do próprio dia da prova na página da Vunesp.

Atenção: aqueles que tiverem diagnóstico confirmado ou suspeita de covid-19 ou ainda que tiverem tido contato com um caso confirmado ou suspeito da doença não devem comparecer aos locais de prova.

A prova

Nesta primeira fase, a prova terá, ao todo, 90 questões objetivas. Serão 30 questões para cada uma das seguintes áreas:

  • Linguagens e códigos (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte);
  • Ciências humanas (elementos de história, geografia, filosofia e sociologia);
  • Ciências da natureza e matemática (elementos de biologia, química, física e matemática).

O que levar

Para fazer a prova, o candidato deverá levar:

  • Documento de identificação original com foto;
  • Caneta esferográfica com tinta preta;
  • Régua transparente;
  • Máscaras de proteção facial reservas;
  • Saco plástico para acondicionamento e/ou descarte de seu material de proteção utilizado (máscaras, luvas etc.), seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.

A Vunesp alerta que a eventual utilização de caneta de tinta de outra cor que não preta para o preenchimento das respostas pode acarretar prejuízo ao candidato, já que as marcações poderão não ser detectadas pelo software de reconhecimento utilizado para a leitura do gabarito.

O que não levar

Durante as provas, não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos, como calculadora, telefone celular, relógio ou reprodutor de áudio de qualquer natureza. Também fica proibido o uso de protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol.

Além disso, é expressamente proibido portar armas de qualquer espécie.

Caso o aluno esteja com qualquer um desses materiais, eles serão colocados em uma embalagem lacrada pelo fiscal da sala e que deverá ser mantida em local visível na sala de prova.

Aqueles que não obedecerem às orientações poderão ser excluídos do processo seletivo.

Próximas etapas do processo seletivo

  • Divulgação do gabarito: o caderno e o gabarito serão divulgados a partir das 20h do próprio dia da prova na página da Vunesp
  • Segunda fase: 19 de dezembro
  • Divulgação do resultado final: 27 de janeiro de 2022



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X