SiSU 2021: datas, inscrições, vagas, como será


O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021 vai oferecer vagas em cursos de graduação presencial e de ensino a distância (EaD) aos participantes que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. 

As vagas do SiSU são ofertadas em instituições de ensino superior públicas, sendo elas federais, estaduais e municipais. Serão realizadas duas edições do SiSU em 2021, uma em cada semestre.

Geralmente, as inscrições para o SiSU do primeiro semestre são realizadas no final de janeiro, após a liberação do resultado do Enem. Porém, para o SiSU 2021 o cronograma será diferente, já que o Enem 2020 foi adiado em consequência da pandemia do coronavírus.

O Ministério da Educação (MEC) informou que as inscrições para o SiSU 2021 estão previstas para abril. O edital ainda não foi divulgado.

Veja mais: MEC corrige ministro e anuncia SiSU 2021/1 para abril com o Enem 2020

Inscrições SiSU 2021

Sem cronograma definido, as inscrições para o SiSU 2021 devem ser realizadas em abril. A participação é exclusiva para quem fizer o Enem 2020 e não zerar a nota da redação. Também é preciso ter concluído o ensino médio.

A inscrição será feita no Site do SiSU por meio do número de inscrição e senha do Enem 2020. Após o acesso, é necessário fazer a confirmação dos dados e escolher duas opções de cursos. Nas opções, é preciso definir a ordem de preferências, assim como escolher a modalidade que deseja concorrer (universal, cotas ou ações afirmativas).

Saiba como funciona o SiSU

Vagas SiSU 2021

Todos os cursos oferecidos no SiSU são de instituições públicas de ensino e gratuitos. Desde a segunda edição de 2020, o sistema passou a oferecer vagas também para os cursos EaD.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Ainda não se sabe o número de vagas que será disponibilizado para o SiSU 2021. Como houve atraso no cronograma, algumas instituições optaram por não utilizar o SiSU como forma de seleção em 2021. Também houve instituições que, pela impossibilidade de realizar vestibulares, optou por oferecer as vagas do semestre no SiSU.

–> Veja todas as instituições que participam do SiSU*

*A lista pode sofrer alterações nesta edição por conta das mudanças de cronogramas das instituições de ensino.

Notas de corte

Os inscritos no SiSU devem acompanhar o sistema diariamente durante o período de inscrição para conferir a nota de corte dos cursos escolhidos. O sistema atualiza todo dia a média mínima que o candidato precisa ter para ser aprovado em determinado curso. 

A média vai mudando de acordo com as inscrições que vão sendo recebidas, por isso é importante conferir diariamente o seu curso para saber as chances que você tem de ser aprovado. As opções de curso podem ser alteradas até o fim das inscrições.

Entenda como funcionam as notas de corte do SiSU

Resultado do SiSU 2021

Quando o MEC liberar o resultado do SiSU 2021, os aprovados precisam acessar o sistema para conferir quais os documentos necessários para matrícula e realizá-la nos dias determinados em cronograma.

Lista de espera

Os candidatos não aprovados nas opções de curso escolhidas durante o período de inscrição podem manifestar interesse nas vagas da lista de espera. Na lista, só é permitido escolher um dos dois cursos para os quais concorreu.

A lista de espera do SiSU é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas próximas chamadas. A partir deste momento os interessados nas convocações devem acompanhar as divulgações pelas instituições de ensino.

Saiba mais sobre a lista de espera



Fonte

Com professores super atenciosos, o cursinho me abriu uma porta para o futuro e agora estou na melhor universidade do Brasil Rebeca Nilsen, aprovada na USP

Galileo Vestibulares | Área do Aluno

X