A gratuidade será concedida em todas as cidades atendidas pelo sistema estadual de transporte público. O governo diz que vai monitorar o fluxo de passageiros da EMTU e do metrô para avaliar a necessidade de reforço nos horários próximos ao início e encerramento das provas.
Na capital, a gratuidade no Metrô, CPTM e EMTU será coordenada com a liberação das viagens sem tarifa nos ônibus da SPTrans, também das 9h às 21h nos dois dias do Enem, conforme deliberação da Prefeitura de São Paulo.
Governo do Estado de São Paulo, em nota
Reclamações sobre local de prova
Desde a semana passada, candidatos têm reclamado da distância de suas casas até os lugares escolhidos para a aplicação da prova. O ministro da Educação, Camilo Santana, disse na terça-feira (31) que os custos extras para reaplicação do Enem 2023 para os prejudicados com o erro na definição do local da prova serão pagos pela empresa responsável pela aplicação do exame.
Camilo afirmou que os erros em relação aos locais de provas ocorreram por parte da empresa. O ministro disse que a vencedora da licitação para aplicar o Enem não havia trabalhado na prova ainda. A Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) ganhou o processo iniciado no ano passado.