O tema de agosto do Banco de Redações do Brasil Escola é “A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros”. O envio e correção do texto são feitos de forma totalmente gratuita e on-line.
Envie seu texto para o Banco de Redações!
O assunto trabalhado no Banco de Redações faz referência à tragédia pela qual passou o estado do Rio Grande do Sul no final de abril e início de maio. O epidósio trouxe à tona um debate importante sobre os impactos que os desastres ambientais têm na vida dos cidadãos brasileiros.
A tragédia do Rio Grande do Sul teve como consequências destruição de infraestruturas, como moradias, hospitais e escolas, compromete o direito à moradia adequada, à saúde e à educação.
Além disso, a contaminação de recursos naturais, como água e solo, ameaça o acesso a água potável e alimentos seguros, colocando em risco a saúde pública.
Os desastres também exacerbam as desigualdades sociais, pois as populações mais vulneráveis, incluindo comunidades de baixa renda e minorias, são frequentemente as mais afetadas e têm menos recursos para se recuperar. Isso destaca a necessidade de políticas de prevenção e resposta eficazes para proteger os direitos humanos em contextos de crises ambientais.
No Banco de Redações, os estudantes podem treinar escrever textos no modelo de texto dissertativo-argumentativo com temáticas que estão em alta e podem ser cobradas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares.
Como funciona o Banco de Redações do Brasil Escola?
O Banco de Redações do Brasil Escola abre ao longo do mês três prazos para envio de redações. Cada prazo possui um limite de 40 redações para cada tipo de correção (equipe e Iara).
Lembrando que cada estudante poderá enviar apenas uma redação por mês e, caso o limite de redações da equipe seja atingido, não será possível enviar para a Iara.
É possível enviar o texto para correção de duas formas, para ser corrigida pela equipe de professores ou por meio da Iara, a Inteligência Artificial do Brasil Escola.
O resultado da correção da Iara é disponibilizado de forma automática em menos de um minuto e conforme as cinco competências exigidas no Enem.
Por outro lado, a equipe de professores possibilita uma correção mais detalhada e aprofundada do texto enviado. Essa correção será disponibilizada a partir do dia 1º de julho.
Na área do estudante, no site do Brasil Escola Vestibular, é possível acessar o status de correção da redação enviada pelo Banco de Redações, além dos resultados dos simulados feitos no site.
Quando o estudante enviar a redação para correção da Iara, será possível encaminhar esse mesmo texto aos professores para realizarem uma outra avaliação da redação. Esse processo também pode ser feito quando o usuário enviar primeiramente para a equipe e desejar a correção pela Iara do mesmo texto.
Cronograma de envio das redações de agosto de 2024
Veja os prazos de envio do Banco de Redações deste mês:
-
1º prazo: 1º a 8 de agosto
-
2º prazo: 10 a 18 de agosto
-
3º prazo: 20 a 27 de agosto
Correção de redações pela Iara
A correção de redações pela Iara é feita de forma automática e conforme o padrão de correção do Enem, isto é, ela apresenta aos estudantes a correção do texto seguindo as cinco competências avaliadas pelo exame.
A vantagem da correção pela Iara é ter a devolutiva com a nota em menos de um minuto! Com isso, os estudantes terão a oportunidade de ter um acesso rápido à correção e otimizar o processo dos estudos.
Confira abaixo a página onde o usuário pode enviar, clicando no botão de cor laranja, sua redação para a correção pela equipe do Brasil Escola e o local para solicitação de correção pela Iara, no botão de cor verde.
A Iara irá apresentar a correção da redação enviada em menos de um minuto:
Videoaula sobre redação para o Enem
Veja na videaula abaixo a explicação sobre as cinco competências da redação do Enem: